Estudos no campo da psicologia positiva comprovam que demonstrar gratidão no ambiente de trabalho gera bem-estar, satisfação, esperança, otimismo, felicidade, gratidão e perdão, influenciando assim positivamente nas emoções e na saúde. E foi com esse objetivo que a Bild Desenvolvimento Imobiliário, empresa na área da construção civil com 12 anos de atuação nas cidades de Ribeirão Preto, Franca, Bauru e Araraquara, no estado de São Paulo, realizou a ação Vale Gratidão com os seus cerca de 800 colaboradores. A ação foi realizada durante um dia do mês de julho em todas as unidades da empresa e pretende ser repetida em outras ocasiões.

Logo no começo do dia, a equipe foi surpreendida por uma promotora que distribuiu bilhetes com mensagens de otimismo e agradecimento aos colegas de trabalho. “Nossa ideia foi inspirar em outras pessoas sentimentos de felicidade e alegria”, destaca Patricia Rodrigues, da área de marketing da empresa, idealizadora da ação. Segundo ela, foram disponibilizados bilhetes em branco para que os colaboradores expressassem sua gratidão aos colegas. “As pessoas podiam mandar quantos bilhetes quisessem, inclusive para outras cidades, unidades ou obras. A ideia foi promover a integração entre as áreas e os colaboradores”.

Para a idealizadora do projeto, esse tipo de estímulo ajuda na melhoria da saúde física e mental de cada colaborador da empresa. Com isso, de acordo com Patrícia, após a ação, verificou-se que a gratidão, através de uma forma de emoção positiva, contribuiu para o bem-estar da equipe. “Pesquisas demonstram fortes provas de que expressar gratidão influencia positivamente nas emoções e na saúde. Por isso, nossa proposta foi inspirar estes resultados em outras pessoas”.

Os colaboradores aprovaram. Renê Guerra, trabalha na área de marketing da empresa, em Araraquara, e foi um dos colaboradores que recebeu e enviou o bilhete de gratidão. “Essa troca entre as regionais ajudou bastante a deixar de lado o processo mecânico e fez o dia ficar diferente”. Para ele, a ação foi uma iniciativa como forma de agradecimento por todos os gestos de ajuda que a equipe recebe diariamente e que muitas vezes não é possível retribuir. “Nos fez refletir sobre pequenos gestos de ajuda e ainda termos mais empatia, fundamental para uma boa convivência em qualquer ambiente”, destaca.

Beatriz Ravagnani de Carvalho Bin trabalha na área de Relacionamento com Cliente da empresa e também se surpreendeu com o resultado. “Foi um momento de introspecção e de pensar nas pessoas que estão ao nosso lado que tanto fazem por nós e que esquecemos de mostrar o quanto pequenas ações diárias fazem nosso dia ser melhor”. Para ela, foi nítida a satisfação dos colaboradores ao serem reconhecidos. Mesmo com o trabalho árduo, a equipe ficou mais animada. “A empresa ganha com a gratidão. Ter momentos como esse no corporativo, em que a empresa nos incentiva a agradecer pelo bem que o outro nos faz, torna nosso trabalho mais leve e as relações mais íntimas”, conclui.

PUBLICIDADE
COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Digite seu comentário
Informe sue nome