ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Jogada do Marketing

Conheça o “Mediacoach”: plataforma da LaLiga, que oferece dados de desempenho em tempo real na nuvem

Análise do jogo que fornece dados táticos aos clubes com mais profundidade e detalhes; Novos estudos científicos mostram que a tecnologia da câmera Mediacoach oferece a mesma precisão de dados que os dispositivos GPS ou captura de movimento.

Jogada do Marketing by Jogada do Marketing
28/01/2020
in Jogada do Marketing
0 0
Conheça o “Mediacoach”: plataforma da LaLiga, que oferece dados de desempenho em tempo real na nuvem
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Uma partida de futebol pode ser decidida nos pequenos detalhes. Pensando nisso, o Mediacoach, plataforma de análise de vídeo da LaLiga, pode ser um grande aliado dos clubes espanhóis – da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank -, ao fornecer dados mais detalhados do jogo, como a posição do jogador, distância percorrida, velocidade ou movimentos da bola. Agora, os clubes estão recebendo um novo nível de conhecimento tático.

Dez anos depois de sua apresentação em território espanhol, feita em 2010, a ferramenta agora é utilizada por todos os 42 clubes da competição, com mais de 430 funcionários acessando a plataforma. A equipe por trás do Mediacoach está focada em adicionar novos recursos, que aperfeiçoarão a ferramenta e garantirão que muitos outros grupos – de treinadores de clubes a parceiros de mídia -, possam se beneficiar disso. Nesta temporada, o número de câmeras nos estádios, por exemplo, foi multiplicado para melhorar os dados de rastreamento em tempo real, ao mesmo tempo em que mais usuários puderam ter acesso através da nuvem.

“O uso de dados pode ser o grande diferencial para a indústria esportiva global”, disse Ricardo Resta, diretor da área esportiva de LaLiga e da plataforma Mediacoach. “Com o Mediacoach, é garantido que todos os clubes da LaLiga possam acessar as melhores informações, independentemente do tamanho. É assim que garantimos que a concorrência cresça como um todo”.

Tecnologia avançada de câmera

Os dados fornecidos pelo Mediacoach são obtidos graças às câmeras de perímetro instaladas nos estádios da LaLiga Santander e da LaLiga SmartBank, que rastreiam os movimentos a uma velocidade de 25 vezes por segundo – durante uma partida, o centro da TRACAB da ChyronHego monitora o movimento de cada um dos 22 jogadores dentro de campo, além, é claro, da bola.

Graças a isso, os funcionários da equipe conseguem ver as informações em tempo real, sobre a distância percorrida por cada jogador, a velocidade com que se movem ou até mapas de calor ao longo do campo. “A tecnologia de várias câmeras é capaz de rastrear movimentos em um campo de futebol a margens muito apertadas”, disse Resta. “Ao ampliar seu uso nos estádios da LaLiga, são alcançados níveis de precisão ainda mais altos, para que os treinadores possam tomar suas decisões”.

Dados com suporte científico

Reforçando a confiabilidade desses dados, três novos estudos – dois dos quais publicados em revistas científicas internacionais -, confirmaram que a tecnologia com várias câmeras pode atingir o mesmo nível de precisão dos dispositivos GPS, que os próprios jogadores utilizam nas partidas, ou mesmo da tecnologia de captura de movimento.

O primeiro estudo, intitulado “Uma comparação entre um dispositivo GPS e a tecnologia de vídeo com várias câmeras, durante partidas oficiais de futebol: acordo entre sistemas”, foi publicado na revista PLOS ONE. Nele, foram comparados os dados obtidos pelos dispositivos GPS (WIMU Pro do RealTrack), que os jogadores do Barcelona B carregaram em seus corpos ao longo de uma temporada, com os das câmeras de rastreamento Mediacoach, não havendo nenhuma diferença significativa entre eles.

Já o segundo estudo, publicado na revista Sensors com o título “Validação de um sistema de análise de desempenho baseado em vídeo (Mediacoach®) para analisar demandas físicas durante as partidas da LaLiga”, utilizou uma metodologia semelhante – agora, com jogadores do Real Valladolid, que utilizam um conjunto diferente de dispositivos GPS (Apex da STATSports). Na comparação com os dados do Mediacoach, foram encontrados novamente os mesmos níveis de precisão.

Por fim, o terceiro estudo, que foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, comparou as câmeras de rastreamento usadas pelo Mediacoach com as de alta precisão do sistema de captura de movimento VICON – considerado um sistema de referência na comunidade científica para esse tipo de medição. Mais uma vez, os resultados confirmaram a confiabilidade e a validação científica dos dados que a Mediacoach está oferecendo aos 42 clubes do LaLiga Santander e LaLiga SmartBank.

“O fato de nossa tecnologia ser apoiada pela ciência traz mais tranquilidade aos clubes”, afirmou Resta. “Como resultado disso, alguns times estão até parando de usar rastreadores GPS em seus jogadores. Eles simplesmente baixam os dados de movimento do Mediacoach, sendo isso muito mais conveniente para o clube e para os jogadores”.

Acesso para todos através da nuvem

Tendo gerado os dados de correspondência mais confiáveis ​​do setor, a equipe do Mediacoach também tomou medidas para garantir que mais grupos possam acessá-los. Isso tornou a plataforma acessível através da nuvem, removendo servidores físicos dos clubes. “Em conversas com as equipes da LaLiga, descobrimos que muitos tinham treinadores ou pessoal técnico que queriam usar o Mediacoach, mas não podiam estar fisicamente no estádio”, disse Resta. “Mover para a nuvem ajuda todas as equipes a acompanhar o jogo de forma conjunta, com o mesmo nível de informação, independentemente da localização”.

Com esse novo recurso, todos os membros e colaboradores de um clube podem estudar partidas ao vivo ou recentes do próximo adversário, com informações fundamentadas. Tal método também permite que os times trabalhem com mais pessoas numa mesma partida, com cada um focando em uma área específica – ataque, defesa, jogadores, condições físicas. Em breve, uma função de bate-papo no Mediacoach permitirá que todas essas pessoas, das mais diferentes áreas, compartilhem suas ideias no aplicativo, acelerando o processo de tomada de decisão.

Além disso, a plataforma em nuvem tornará mais rápido e fácil o compartilhamento de informações com seus operadores parceiros e/ou patrocinadores em todo o mundo, permitindo que eles aprimorem seus programas e campanhas com dados novos e detalhados. “O Mediacoach permanecerá transparente e acessível a todos que desejam entender melhor nossa concorrência”, afirmou Resta. “Os cenários de uso se multiplicam dia após dia, e as possibilidades para o futuro são ilimitadas”.

Tags: Jogada do MarketingLaLiga

Related Posts

De carona com a inovação: ArcelorMittal transforma automóveis de aplicativo em carros de Stock Car
Jogada do Marketing

De carona com a inovação: ArcelorMittal transforma automóveis de aplicativo em carros de Stock Car

...

BB renova patrocínio com a WSL e reafirma compromisso com o surfe após resultados históricos e expansão da modalidade no país
Jogada do Marketing

BB renova patrocínio com a WSL e reafirma compromisso com o surfe após resultados históricos e expansão da modalidade no país

...

Esporte Clube Pinheiros terá patrocínio da Ticket Edenred em seis modalidades olímpicas

Esporte Clube Pinheiros terá patrocínio da Ticket Edenred em seis modalidades olímpicas

Budweiser convoca defensores lendários para proteger o troféu da Copa do Mundo de Clubes Fifa™ 2025

Budweiser convoca defensores lendários para proteger o troféu da Copa do Mundo de Clubes Fifa™ 2025

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor

Lance! anuncia clube de assinatura com conexão direta ao torcedor

YoPRO marca gol de placa com geração Z na Kings League

YoPRO marca gol de placa com geração Z na Kings League

Fluminense e Umbro apresentam a nova camisa branca para 2025

Fluminense e Umbro apresentam a nova camisa branca para 2025

Infobip e MoneyGram Haas F1 Team se unem para transformar a experiência dos fãs de Fórmula 1

Infobip e MoneyGram Haas F1 Team se unem para transformar a experiência dos fãs de Fórmula 1

Next Post
Mongeral Aegon agora é MAG Seguros

MAG Seguros anuncia dez patrocínios para 2020

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X