A Comunitas, organização da sociedade civil que visa gerar mais impacto com investimento social e melhoria da gestão pública por meio de parcerias entre os setores público e privado, anuncia a primeira rede social brasileira de gestores públicos. A Comunidade de Gestores Públicos é um espaço colaborativo, gratuito e exclusivo para profissionais do serviço público. O objetivo é promover a troca de conhecimentos e fortalecer redes de apoio com o intuito de aprimorar as políticas públicas no país.
A rede social é composta, principalmente, por prefeitos, especialistas e acadêmicos com experiência em gestões municipais, estaduais e federais, dispostos a compartilhar suas expertises para construir um Brasil mais justo, sustentável e inclusivo. Temas como concursos, segurança, eleições, saúde e educação são alguns dos principais tópicos abordados na plataforma.
“Estamos muito animados por finalmente dar vida a essa iniciativa. Há tempos desejávamos criar algo inovador, inspirado nas redes sociais, para facilitar a troca ágil de conhecimento entre gestores, servidores e especialistas. Assim, vamos fortalecer nossa capacidade de enfrentar os desafios do setor público com confiança e eficácia”, comenta Dayane Reis, diretora de comunicação, conhecimento e inovação da Comunitas.
A Comunidade de Gestores Públicos, por meio da tecnologia, visa conectar líderes e facilitar a troca de soluções em tempo real, fomentando as melhores políticas nacionais. Atualmente, desenvolvimento sustentável, segurança, plano de governo, e mobilidade urbana já são alguns tópicos de discussão existentes na plataforma.
“A plataforma da Rede Juntos é um diferencial inédito de impacto na gestão pública. Ela permite aos gestores públicos o compartilhamento de informações, construção de conexões e oportunidades na replicação de boas práticas, como a ferramenta tecnológica inteli.gente, criada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), voltada para cidades inteligentes e sustentáveis, por exemplo”, revela Tadeu Saravalli, advogado com experiência na gestão pública na Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, município de Bauru e de Birigui.
Ferramentas e funcionalidades
Os usuários contam com uma série de recursos para atender às suas necessidades. A Comunidade de Gestores Públicos permite, por exemplo, postar conteúdos, esclarecer dúvidas, fazer perguntas, acessar eventos, realizar formações exclusivas e acessar oportunidades de emprego. A ideia é fomentar um ambiente dinâmico e enriquecedor para todos os participantes.
Além disso, os membros também terão, em primeira mão, materiais e formações exclusivos. O intuito é contribuir para a melhoria contínua das políticas públicas e para a realização de projetos bem-sucedidos.
“Nosso objetivo é facilitar o diálogo entre gestores e servidores, encurtando distâncias em ambiente colaborativo. Por meio dessa rede, esperamos não apenas melhorar o trabalho individual de cada gestor, mas também estimular coletivamente as políticas públicas que impactam diretamente a sociedade brasileira”, finaliza Reis.
Para mais informações, acesse o site da Comunidade Rede Juntos.