ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Comunicação sistêmica e Compliance

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
26/08/2019
in Artigos Especiais
0 0
Comunicação sistêmica e Compliance
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Gutemberg Leite

Visão e comunicação sistêmicas são concepções que, alinhadas ao comportamento e gestão de pessoas, sugerem a reflexão de que fazemos parte do que observamos(por isso agimos e reagimos), de como somos influenciados(por isso consideramos) e de como influenciamos(por isso noticiamos). 

Quando a comunicação empresarial se alinha ao Compliance, duas importantes questões, no meu entender, se destacam: 1. “Qual o papel da liderança em práticas de integridade empresarial?” 2. “Como criar uma cultura mais ética e, ao mesmo tempo, disseminá-la?”

Em tese, uma empresa “é Compliance” somente quando houver a dispersão de políticas, normas e procedimentos a todas as partes nela interessadas, quais sejam, da alta direção aos acionistas.

Eu falo mais especificamente sobre “ser Compliance” no meu artigo “A importância do complianceno empreendedorismo”, publicado no “Manual completo de empreendedorismo”, pela Literare Books, no ano passado

Aqui, porém, será mais oportuno salientar que, embora cada empresa tenha ideias próprias sobre as características que seus líderes devam apresentar, a mais desejável com vistas ao Complianceé a que transmita integridade.

 O apelo para que as pessoas se comuniquem de maneira íntegra provém de datas tão longínquas que, a exemplo, o leitor poderá encontrá-lo no livro bíblico: “Quem anda com integridade anda com segurança, mas quem segue veredas tortuosas será descoberto.” (Provérbios 10:9).

 Segundo o próprio Abraham Lincoln, a integridade é um atributo que permite ao profissional ser admirado para ser seguido, devendo-se a isso a conduta ética que o exemplifica.

 Como o habitual no cenário administrativo é que os líderes sigam e passem aos colaboradores os valores e crenças da empresa em que trabalham, se assim o fizerem de forma ética (honesta), as práticas de integridade interna alcançarão êxi

Aqui utilizando o pensamento sistêmico, tomando como ponto de partida o que escrevi acima, tal êxito poderia resultar em maior assertividade na escolha das estratégias sobre “o como” criar uma cultura da ética, ou seja, um hábito de integridade.

“O como”, por sua vez, faz com que o foco seja dirigido aos gestores, e esses, utilizando uma comunicação organizada (sistêmica) e centrada na Lei Anticorrupção (Lei n° 12.846/2013), conseguirão, a meu ver, prosseguir até mesmo adiante, criando ocasiões propícias para que os resultados de suas equipes sejam influenciados, pois, afinal, uma das particularidades do público interno é ser multiplicador.

Desde a década de noventa – origem do Complianceno Brasil, para que o país alcançasse mais espaço no cenário financeiro internacional, motivo pelo qual iniciou-se a preocupação sobre a necessidade de adequação aos padrões de mercado –, os consumidores passaram a expressar mais acentuadamente o desagrado que sentiam no tocante às trapaças e aos demais atos de desrespeito ético (desonestidade), como até hoje se percebe.

 Tamanha expressão fez com que o quesito “transparência” nas ações, que antes era uma opção estratégica ou um diferencial de mercado, passasse a ser uma determinação que o Complianceestipulou como “direito e obrigação”.

  As normas que uma empresa estabelece para a adoção de práticas, antes da efetivação, costumam ser filtradas pelos Recursos Humanos, posto ser essa uma área funcional disseminadora das idiossincrasias da comunicação empresarial, quais sejam: cultura, missão e valores.

 Não coincidentemente, tais peculiaridades (características individuais) são as mesmas que a Lei Anticorrupção determina que lhes norteie as atividades, se quiserem permanecer no mercado, sem punições.

Sendo assim, você concordaria comigo que se a gestão de RH utilizar a comunicação sistêmica conseguirá gerar estímulos em benefício da ética nas inter-relações e utilizar tal metodologia como incremento de gerenciamento em riscos de sistemas, controles e processos organizacionais de acordo com o Compliance?

 

Gutemberg Leite – Mestre em Ciências da Comunicação e Gestor de RH.
Mestre em Ciências da Comunicação, pós-graduado em Comunicação Jornalística pela Faculdade Cásper Líbero e especialização em “Novas Tecnologias da Comunicação” pela Universidade da Flórida, Estados Unidos. Pós-graduado em Administração com ênfase em Recursos Humanos pela FECAP e em Direito Empresarial pela EPD–Escola Paulista de Direito. Administrador de Empresas e Jornalista. Certificado em Coaching pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching e em Mentoria Empresarial pela Valor Empresarial. Iniciou a carreira em Recursos Humanos em 1969, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais até 1982, em recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento organizacional. Em 1983, fundou o Grupo Meta RH, empresa especializada em serviços de recursos humanos. Coautor dos livros Ser+ inovador em RH, Gestão de pessoas e comunicação, da Editora Ser Mais e, com Fábio França, A comunicação como estratégia de Recursos Humanos, Editora Qualitymark, em sua segunda edição.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?
Artigos Especiais

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

...

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil
Artigos Especiais

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

...

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Next Post
Motorola lança campanha para divulgar o novo motorola one action

Motorola lança campanha para divulgar o novo motorola one action

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X