ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Compras de diversidade: como fomentar compras por empresas lideradas por mulheres e de diversidade no Brasil

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
14/08/2018
in Artigos Especiais
0 0
Compras de diversidade: como fomentar compras por empresas lideradas por mulheres e de diversidade no Brasil
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group

Trabalhamos para um mercado cada vez mais diverso e apto em mostrar suas características de diversidade, onde as pessoas querem dizer que fazem parte desse mundo e se orgulham disso. Sendo assim, as empresas devem parar para refletir sobre como agir para ter uma equipe de mentalidade mais diversa e fazer ações que promovam essa diversidade nos negócios. É claro que estamos falando também de mais lucro, mas o que temos que entender está muito além disso.

Quando falamos de inclusão de diversidade nos negócios, a resposta mais simples seria dizer que estamos fazendo a “nossa parte” e isso já é o bastante. Engane-se quem pensa dessa forma, pois com um mundo plural em constante transformação, quanto mais inclusos nos tornamos em nosso modelo de negócio, mais ampla é a nossa penetração no mercado. Você deve estar se perguntando o “por que”, mas a resposta é simples – porque mais amplo será o nosso pensamento e a forma como nos relacionamos com o nosso time interno e com o mundo para quem “vendemos”.

Infelizmente, ainda há espaços abertos e negligenciados de consumo e de oferta. Segundo dados do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa -, somente 7,9% das funções de conselhos das grandes organizações são de mulheres, 4,7% de negros em posições executivas e não encontramos dados que nos contem sobre os LGBT+ e outras minorias. Então, quando penso em diversidade para os negócios, vejo que o mercado precisa se profissionalizar em vender para esse público diverso, buscando tê-los na definição da oferta para então estimular esse consumo.

Mas afinal, onde ganham as grandes empresas que estabelecem processos concretos de compras incluindo diversidade? Ganham exatamente nessa melhor qualidade de oferta, se destacam e favorecem suas marcas ao estimular o pensamento e as ações afirmativas de diversidade, além de valorizar o negócio que representam para os próprios funcionários e fornecedores. Aumentam a qualidade de suas entregas, porque as companhias lideradas e assumidamente diversas tem amplo raciocínio, incluem mais pessoas e repartem o que tem multiplicando conhecimento.

Vale falarmos também sobre a necessidade de investir em treinamento e desenvolvimento, pois populações historicamente excluídas não têm o mesmo acesso a formação tradicional que impera no mundo corporativo. Os líderes das corporações precisam comprar a ideia de que a empresa que eles comandam pode crescer e se fortalecer ainda mais com esse investimento na diversidade, mas esse deve ser um pensamento a longo prazo, exatamente para que tenha tempo histórico de virar o jogo.

Algumas associações pelo mundo conquistam marcas importantes adotando esse novo pensamento. Nos Estados Unidos, o governo assume que 10% de tudo o que é comprado tem que ser de empresas ligadas às minorias e, para isso, fortalece associações. Aqui no Brasil, temos o Integrare – Centro de Integração de Negócios -, que fortifica compras de empresas de minorias, como negros, indígenas e deficientes físicos com grandes corporações e que tem movimentado mais de R$ 350 milhões nos últimos anos. Outra opção que encontramos também em nosso país, é a WeConnect, que empodera milhões de mulheres pelo mundo. Quem ganha? Todos os lados envolvidos e a sociedade que se torna mais justa e inclusiva.

Sua empresa pode ser mais forte e com a imagem mais solidificada no mercado, se você incluir diversidade no seu negócio!

*Mônica Schimenes, 44 anos, formada em Comunicação Social – Relações Públicas, pela Fundação Cásper Líbero, é fundadora e CEO da MCM Brand Group, grupo de comunicação integrada e atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. A empresária tem mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, conquistou um portfólio sólido de clientes e ótimos relacionamentos institucionais. Pelo programa SEBRAE no Pódio, foi para Londres, onde qualificou o seu negócio internacionalmente, para atender eventos de grande porte. Esse legado foi espalhado no Brasil, com parte do Comitê de Equidade Racial e de Gênero para as Olimpíadas Rio 2016. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. Durante todos esses anos de caminhada, Schimenes se associou e fez parcerias com diversas ONGs, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino – mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBT+. Alguns dos clientes atendidos em sua empresa são: IBM Brasil, Stefanini, Red Hat, BASF, Nextel, Dell, Monsanto, Mizuno, Unilever, entre outros.

Tags: Artigos Especiaisdiversidade

Related Posts

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide
Artigos Especiais

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

...

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Desafios e (oportunidades) para a mídia digital em cenários de maior regulação

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Next Post
iMídia veicula campanha do Ilha de Capri

iMídia veicula campanha do Ilha de Capri

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X