Por Gabriel Arcon
Ser empreendedor, especialmente no Brasil, não é tarefa para fracos (rs)!
Vivemos rodeados de impostos, burocracias, trâmites, alta concorrência, consumidores exigentes, players estrangeiros e outros incontáveis desafios. Isso vale para todos os dias em que nos encaminhamos para nossos empreendimentos.
No mundo das startups, os desafios são ainda maiores, pois como atuamos por meio de tecnologias e inovações, a velocidade é sempre muito alta e, portanto, quem não consegue acompanhar fica para trás.
Tudo isso já se faz presente e testa nossa resiliência quando você tem uma unidade, uma sede, em uma única cidade. Mas e quando você resolve abrir as asas e apostar em um novo local de atuação?! Para começar, PLANEJAMENTO é a palavra chave para o sucesso.
Para onde você vai? Interior ou outro estado?
Já há outros concorrentes locais?
Qual é o público dessa região? Quais são seus costumes?
Qual é sua meta de faturamento local? Quanto ela deve representar de todo o negócio?
Essas são apenas as perguntas base que devem ser respondidas antes de partir para levar seu negócio à outros ares. Acabamos de chegar à Sorocaba e o desafio (e expectativas) são os melhores possíveis. Com mais de 130 quilômetros de ciclovias, Sorocaba é uma das cidades brasileiras que mais investiram em mobilidade sustentável nos últimos anos, dando incentivo para quem opta por deixar o carro na garagem e utilizar a bicicleta para os deslocamentos mais curtos.
Ou seja, já era um ótimo motivo para levarmos nossas e-bikes para lá. Além disso, Sorocaba é a quarta cidade mais populosa do interior Paulista, com uma população de 671.186 habitantes.
Ou seja, antes de partimos nessa nova empreitada, pesquisamos e levantamos o máximo de informações sobre a região, minimizando nossas chances de erro. E você, como planeja expandir suas operações? *Gabriel Arcon é CEO da E-moving, startup de mobilidade urbana que atua por meio do aluguel de bikes elétricas.