Acredito que muitos profissionais estejam passando por esse dilema: como ser produtivo na quarentena? Para produtores de conteúdo, redatores, jornalistas, publicitários, social media, designers e áreas que envolvem criatividade esse desafio é ainda maior.
Aqui, não se trata de trabalhar homeoffice no conforto do seu lar (por opção) e podendo sair na hora que bem quer e tem vontade. Não se pode tomar um café em padaria, almoçar fora, fazer uma reunião presencial no cliente ou mesmo descontrair num espaço descolado de coworking. Temos um problema de ordem mundial que nos afeta tanto fisicamente como e principalmente emocionalmente.
Obviamente que quem trabalha na rua fica mais vulnerável e exposto a ser infectado pelo vírus, mas para quem trabalha em casa e precisa continuar criando, também não é um parque de diversões. Ou tão fácil como se imagina. Além do contexto e preocupação com a pandemia por si só, nossa criatividade é colocada à prova o tempo todo.
Mais do que nunca o marketing digital se faz necessário. As pessoas estão mais online e disponíveis de alguma forma. Mais conectadas. Mais interessadas no consumo virtual (tanto ao fazer comprar por e-commerce) como também por informação necessariamente.
Qual é o posicionamento das grandes marcas nesta pandemia?
O que elas podem e estão fazendo para ajudar a sociedade como um todo?
E empresas pequenas? Como ser vistas neste momento? Como oferecer seus serviços e produtos? Como ser notadas?
Todas essas perguntas são respondidas por meio de conteúdo. Nas redes sociais, numa comunicação por e-mail ou grupo de whatts. As pessoas estão com sede do saber, da notícia, da informação. Querem se manter antenadas. Ou mesmo querem distração. E adivinhem quem precisa levar tudo isso para elas? Nós. Os produtores de conteúdo.
Nesse momento o peso sob os nossos ombros aumentam. Todos os olhos se voltam para o marketing. É mais conteúdo, mais estratégia, mais conexão e interação com quem precisa nos ler. Mais inspiração, mais textinho, mais, mais, mais… O momento pede muito mais.
Conteúdo não é pastelaria. Arte também não. Exige de nós propriedade intelectual, bagagem cultural, referência, inspiração e, acima de tudo, inteligência emocional.
Então, refaço a pergunta título desse texto: Como ser produtivo e manter a produtividade mesmo na quarentena? Com equilíbrio entre a saúde física e emocional. Se estamos preocupados em não sermos infectados com o COVID-19 (no corpo) e fazemos uma série de cuidados, o mesmo precisa ser feito com a mente.
Criar válvulas de escape pode ajudar. Converse, mande mensagens, ligue para os amigos. Faça vídeo chamada com a família. Ouça as histórias dos outros, os problemas dos outros. Talvez você possa fazer algo para ajudar alguém. Dedique uma parte do seu tempo para fazer um trabalho voluntário (o resultado é gratificante!). Ouça música alta, assista lives. Abra um chopp, uma taça de vinho, toma um suco de laranja ou um café quentinho. Prepara uma comida gostosa. Faça um curso de aperfeiçoamento, aprenda um novo idioma. Ofereça seu trabalho para alguém que precisa. Leia um livro que nunca leu. Descubra um novo hobby (mesmo que em casa). Tire um momento do dia para uma meditação, silêncio ou mesmo para não fazer nada. Não pensar em nada.
Ser produtivo não é ter que trabalhar na quarentena o tempo todo. Não é precisar ficar provando o quanto você é bom para os outros. Ser produtivo na quarentena também não é uma competição de quem faz mais cursos online. Na minha opinião, ser produtivo é trabalhar com liberdade. Não importa se são 4, 6 ou 8 horas. É trabalhar com paixão, é acreditar nos valores do seu cliente. É vibrar quando alguém comenta ou salva sua postagem. É ficar feliz quando recebe uma mensagem pelo inbox da marca pedindo novos conteúdos.
Ser produtivo é acreditar no seu texto, na sua arte, na sua ideia. É pautar sua estratégia em números e pesquisas, mas confiar no seu feeling. Na sua intuição. Produzir conteúdo tem muito mais relação com o nosso emocional do que se imagina. Quanto mais alta estiver a sua frequência, a sua energia. Quanto mais motivado, mais confiante, mais positivo, mais fácil será o seu processo de criação. A criação precisa ser leve. A criatividade precisa ser livre, mas não é todo dia que estamos criativos e tudo bem. Precisamos entender isso e respeitar. Alguns dias são melhores do que outros.
Jobs todos nós temos. Deadlines também. Resultados para entregar e métricas para avaliar. Estratégias para pensar. Conteúdos para desenvolver. Serviços e produtos para oferecer e vender. Ou informar e entreter. É preciso carinho com as palavras, carinho com nós mesmos. É cuidando da nossa energia, da nossa saúde emocional e da nossa mente, que continuaremos a criar.
Isso sim nos manterá produtivos. Não custa tentar, né?.