Com o mercado competitivo, garantir boas vendas pode ser um grande desafio para muitas empresas. Uma das estratégias é ter planejamento para promover um produto no local e tempo adequados com preço atrativo. E como explorar da melhor forma o merchandising para se destacar?
Para Julio Bastos, Head Comercial da agência de marketing promocional, C2C Close to Consumer da filial da multinacional italiana de RH, Gi Group Brasil, a dica principal é ouvir quem está no ponto de venda. “Desta forma, é possível elaborar dentro dos indicadores-chave de desempenho (KPI´s) o acompanhamento alguns itens que tragam a vivência do promotor ou qualquer outro profissional que esteja em contato direto com o shopper. Só assim a tomada de decisão terá a agilidade necessária”, orienta.
O caminho para se diferenciar é pensar sempre em quais informações são relevantes para que a estratégia interna possa ser alterada ou revista, como o que faz o olhar do consumidor brilhar no PDV, qual o melhor material a ser utilizado e como formar vendedores embaixadores da marca. “O promotor bem capacitado, com a definição correta de KPI’s e formulários de pesquisa se torna a peça fundamental para tomada de decisão e, com isso, proporciona a diferenciação dos demais concorrentes”, complementa o Head de vendas.
Usar a positivação em PDV de maneira estratégica gera visibilidade do produto em um formato que atraia a atenção do consumidor, desde uma experiência de gôndola interativa, comunicação clara e/ou fazer o caminho do cliente com cross de produtos, por exemplo, deixar vinho e queijo próximos ou macarrão e molho de tomate. “E ressalto que positivação nem sempre é material físico, muitas vezes é uma execução do promotor com o próprio produto”, explica Bastos.
Ter um calendário promocional é outra estratégia bastante eficaz. “Sem sombra de dúvidas as datas comemorativas ou próximas de recebimento de salários são oportunas para ações de recompra, compre e ganhe, uso de positivação forte para atrair atenção e demonstração/degustação em conjunto com a data aumentam as chances de venda”, reforça. “A observação prática é o melhor termômetro para entender o comportamento, vem do ca mpo, do olhar de quem está ali com o shopper no dia a dia”, finaliza Julio.