Por Monica Schimenes, CEO e fundadora da MCM Brand Experience
O amor me trouxe para esse mundo. A partir do amor pela vida, pelo meu irmão e pelas pessoas eu entendi o quanto era difícil viver debaixo de preconceitos. Essa releitura sobre nossas atitudes fez com que eu mudasse a forma de olhar para todos à minha volta e, a partir disso, entender que é preciso incluir mais gente. Mas como fazer isso? Será que a minha empresa pode me ajudar nesse processo?
No meu primeiro contato com os 10 compromissos do Fórum LGBTI+ senti que precisava fazer parte dessa luta. Pude notar o quanto as empresas podem fazer mais pelas pessoas, independente do seu porte. O quanto fazíamos pouco e o poder da mudança que possuímos. Hoje, posso dizer que assinar a carta de adesão aos compromissos do Fórum mudou a minha vida, o meu jeito de olhar os negócios, a maneira como trabalhar com os clientes e mais ainda a forma como olhar as pessoas.
Participei em março da segunda edição do Projeto 101010, iniciativa que consiste em uma série de 10 webinars, trazendo entrevistas com 10 presidentes, focada nos 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+. Fiquei responsável por falar sobre o Compromisso 1, que trata da liderança, presidentes e executivos(as), comprometendo-se com o respeito e a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTI+.
Eu e minha empresa, acreditamos que o primeiro passo é implementar uma pauta com esses temas periodicamente dentro da rotina de trabalho para promover a consciência entre toda a equipe e assim evoluírem para um plano de ação efetivo, premissa constante de todos os compromissos do Fórum.
Na minha experiência de vivência da causa, entendo que as empresas pararam para olhar a dor e resolveram se mover na direção dessas pessoas que precisam do seu espaço de reconhecimento. Isso é a mudança. Afinal, temos a cultura de devolver todo o carinho que recebemos e um prazer enorme em fazer as coisas acontecerem.
No geral, percebo que estamos no caminho certo quando vejo o resultado evidenciando a prática. Quando estamos desenhando um evento ou uma estratégica de comunicação, vemos o reflexo de todo o trabalho em ações cada vez mais inclusivas, temáticas em torno da diversidade e projetos baseados em respeito.
Há muito anos, vivemos a história que as empresas falavam muito em inclusão e diversidade, mas não conseguiam garantir e evidenciar suas ações na prática. E isso tem mudado. Atualmente, mais do que nunca, não basta apenas falar, temos que fazer. Nos comprometer com o respeito e a promoção dos direitos humanos das pessoas LGBTI+, com atos mais sustentáveis, inclusivos e diversos é o que nos move. Não existe a possibilidade de falarmos sobre o futuro se não olharmos para nossas práticas no presente. Dessa forma, é necessário fomentar em tudo aquilo que nós representamos o desejo de incluir.
Nós sabemos que os 10 compromissos são apenas a base, colocá-los na prática e influenciar cada vez mais pessoas a trilhar o mesmo caminho é o que nos leva para mudanças efetivas. Quantos anos mais vamos precisar para que todos possam existir de fato na sociedade? Por aqui vamos seguir na luta por respeito, direitos iguais e inclusão. Contem conosco para ações diversificadas e plurais. E você por aí, faça o mesmo. Seja diverso!
*Mônica Schimenes, é fundadora e CEO da MCM Brand Experience, grupo de comunicação integrada com atuação nacional e internacional, comprometido com a performance e responsável com a diversidade e inclusão. Em 2017, conseguiu elevar a empresa graças ao Programa de Mentoria para Fornecedores de Diversidade da Monsanto, pelo qual foram selecionados. É presidente do Conselho de Empresárias da WEConnect International do Brasil, foi eleita “Mulher Empreendedora Global do Ano” pela WEConnect International, reconhecida como empreendedora Global pela IWEC International e é participante do programa Winning Women da EY. Com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, é responsável por contas como: IBM Brasil, BASF, Johnson & Johnson, Nestlé, Google, Suvinil, Dell, Unilever e outros. Realiza importantes palestras, com os temas: “O Feminino da Voz”, sobre empoderamento feminino, “Essência”, uma palestra biográfica motivacional, “A voz sua marca”, sobre branding e “Todos os tons da Inclusão”, um convite aos temas, diversidade, inclusão e sustentabilidade. É cantora, casada e mãe do Leonardo.