Por Diego Carmona
Você está procurando por uma geladeira nova, pesquisou no Google e até que entrou em uma grande loja virtual na busca incessante por promoções. Mas, no final, optou por não fazer a compra e deixar a decisão para outro dia. Aí você começa a acessar outros sites e reparar que várias páginas (e até mesmo o seu Facebook) estão exibindo banners com as geladeiras que você mais gostou.
Mas, o que é isso? É o remarketing, uma ferramenta de Marketing Digital que exibe novamente os anúncios para quem já acessou o seu site ou anúncio antes. As marcas utilizam essa estratégia porque sabem que a maioria das pessoas não adquirem um item à primeira vista e precisam de uma forcinha para fechar a transação.
De acordo com dados do Google Adwords, ferramenta de anúncios da empresa, nos casos de e-commerce, 97% dos visitantes de um site não convertem na primeira visita. Por isso, a solução oferece a possibilidade de sua marca continuar aparecendo para o cliente, incentivando-o a adquirir a mercadoria pesquisada. Esse “marketing repetitivo” nos leva a pensar novamente e finalizar a compra, algo que não aconteceu no primeiro contato. Interessante, não?
O pensamento mais óbvio é que a ferramenta funciona apenas para tentar conseguir a venda do usuário que foi até a página de um produto ou mesmo até o carrinho, mas não deu continuidade ao processo. Mas essa é só a situação mais óbvia, o remarketing pode ser usado para outros objetivos, o mais importante deles é a fidelização.
Por meio de sua utilização em plataformas como a do Facebook e do Google, o cliente sempre será impactado de maneira assertiva, de acordo com suas preferências. Em outras palavras, é uma maneira de engajar positivamente seu público-alvo. Afinal, com tantos concorrentes, é imprescindível se manter vivo na memória do consumidor.
Dentro do Facebook, é possível subir uma lista com os e-mails dos seus leads e fazer anúncios específicos para o seu público de interesse. Assim você impacta quem já demonstrou interesse em algum conteúdo utilizado como uma espécie de “recompensa digital”, aumentando as chances de venda. No Google Adwords, funciona da mesma maneira só que dentro do buscador Google, Google Maps, Google Shopping, Google Imagens, grupos do Google e sites parceiros de pesquisa.
As possibilidades dentro do remarketing são inúmeras! Agora que você entendeu o conceito e como esse recurso pode ser significativo para o seu negócio, que tal colocá-lo em prática? E, se precisarem, contem conosco!
*Diego Carmona é fundador, sócio e CVO da leadlovers, plataforma de automação em marketing digital.