Por Tamara Sanches
O storytelling consiste em utilizar palavras ou recursos audiovisuais com o intuito de contar histórias relevantes. Como vivemos na era do excesso de informação, as pessoas são constantemente bombardeadas por conteúdos e se tornaram mais seletivas em relação ao que desejam absorver. Por isso, o método é muito importante para o marketing do mundo atual, além de ser um diferencial para as empresas.
Para aproximar a relação entre marca e público, é preciso chamar a atenção e apresentar recursos que permaneçam na memória. Ao trazer elementos visuais como vídeos, ilustrações, jogos e gráficos, o poder da narrativa cresce, já que a linguagem visual exige menos do cérebro humano do que os demais sentidos no momento de receber novas informações. No post de hoje, você conhecerá várias dicas de como melhorar os processos corporativos utilizando o visual storytelling.
Apresente pessoas
Não pense apenas em mostrar os resultados obtidos pela sua empresa. Pela essência, pessoas se identificam com pessoas. Uma ideia interessante é contar a história de quem esteve sempre por trás do negócio, além de revelar bastidores do dia a dia para criar identificação com o público.
Invista nas redes sociais
As redes sociais são um excelente meio de aumentar a visibilidade da marca e merecem destaque. Então, prefira compartilhar conteúdos que representem as narrativas da empresa.
Seja criativo
Com o excesso de produção de conteúdo nas redes, existem várias abordagens sobre o mesmo tema. Sempre vale a pena utilizar a criatividade e produzir conteúdos diferentes do que as pessoas costumam encontrar. Lembre-se de que, para contar uma boa história com textos e imagens relevantes, é necessário entender qual é o seu consumidor e quais são suas principais necessidades.
Seja objetivo
Menos é mais – essa regra também se aplica para conteúdos visuais de storytelling. Procure manter o foco na objetividade da mensagem a ser transmitida, para que o consumidor não perca a atenção na mensagem.
Defina a plataforma ideal
Cada plataforma apresenta um determinado desempenho em diferentes situações. Por isso, é necessário estudar com clareza os dados e definir qual plataforma é ideal para obter um visual storytelling bem sucedido.