ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Como e por quê fundir duas empresas concorrentes

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
12/07/2019
in Artigos Especiais
0 0
Como e por quê fundir duas empresas concorrentes
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Nilson Filatieri, CEO da HeroSpark

Como boa parte dos empreendedores de tecnologia, sou obstinado por crescimento. O que mais faço no dia é planejar e executar ações para crescer mais rápido e resolver problemas que derivam disso. Nos últimos anos, o que eu fiz foi replicar um modelo de crescimento que dava certo e que nos permitia dobrar de tamanho todos os anos e ainda por cima gerar lucro.

Há cerca de um ano comecei a refletir, será que repetir esta estratégia é o caminho? Será que precisamos fazer algo diferente para alcançar um patamar maior? O que falta para sermos 50 vezes maior do que somos? O que falta para sermos 100 vezes maior?

No contexto das startups é comum este tipo de pensamento estar casado com a ideia de levantar investimento. Eu mesmo já havia feito isso há dois anos com o objetivo de acelerar o crescimento, e funcionou. Mas dessa vez, alguma coisa me dizia que para crescermos mais teríamos que fazer algo fora do padrão e radicalmente diferente.

Estava claro que havia uma oportunidade maior, um mercado crescente, uma tendência clara e ainda pouco explorada. Por outro lado, para capitalizar esta oportunidade precisávamos de novas pessoas no time, novos processos e tecnologias.

Após muita análise, muitas conversa e muitos cafés, concluímos que as opções que tínhamos seria captar investimento, levantar dívida ou fazer uma fusão com alguma empresa que tivesse tal complementaridade, algo muito difícil de se encontrar.

Uma das ações foi conversar com a empresa concorrente, a maior delas, aquela que disputávamos negócio a negócio implacavelmente. Felizmente, tínhamos uma boa relação e admiração mútua, então as primeiras conversas fluíram bem, apesar de desconfortáveis.

Concluímos que faria sentido a fusão. Juntas, as duas empresas cresceriam mais rápido. Cerca de 30 dias após esta primeira conversa já havíamos fechado os termos. O alinhamento era claro.

Para que esse processo seja possível, a primeira coisa que deve ser entendida é se há conexão entre os diretores e fundadores das empresas. Unir duas startups implica que todos vão se juntar e trabalhar juntos e se isso não estiver 100%, todo o negócio pós-fusão estará em risco. Uma das causas mais comuns de morte de empresa é conflito entre sócios, então esse alinhamento principal, essa química, é muito importante para que não aconteçam problemas.

Em segundo lugar, é fundamental que as duas empresas estejam vendo o futuro da mesma forma e estejam alinhadas na estratégia. Caminhar para o mesmo objetivo também é obrigatório.

Outros itens importantes são aderência cultural, experiência e autoridade no assunto, percepção de valuation e transparência entre os sócios são pontos primordiais para que tudo ocorra conforme o esperado.

No meu caso, na fusão entre Eadbox e Edools, o processo foi relativamente rápido para padrões de mercado. Foram seis meses de relacionamento até que decidíssemos juntos analisar a oportunidade de fusão. Após fecharmos os termos, lá se foram mais quatro meses de muito planejamento e trabalho em conjunto até a divulgação oficial. A Edools ficava em Niterói, no Rio de Janeiro, e atualmente, a HeroSpark fica em Curitiba, na antiga sede da Eadbox. O time é um só e todos estão trabalhando por um mesmo objetivo.

Sobre Nilson Filatieri

Nilson Filatieri é CEO e co-fundador da HeroSpark, plataforma que transforma conhecimento em negócios digitais. Engenheiro elétrico formado pela Universidade Estadual de Londrina, possui vasta experiência em estratégia, operações, marketing digital e desenvolvimento de produto. O empreendedor, apaixonado por educação e tecnologia, ficou por mais de seis anos à frente da EADBOX, empresa que se fundiu com a Edools em 2019, dando origem a HeroSpark – hoje presente em mais de 20 países e com um portfólio com mais de 1600 clientes.

Tags: Artigos Especiais

Related Posts

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade
Artigos Especiais

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

...

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal
Artigos Especiais

O Poder do Marketing de Influência para Criar o Cliente Ideal

...

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Publicidade no TikTok: de que forma a rede social pode revolucionar a vida dos anunciantes

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

Economia da atenção: estamos construindo conexões reais?

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

O impacto dos gestores de cuidados na transformação da assistência em saúde mental

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Mercado de assinaturas cresce e flores ganham espaço no modelo de compras recorrentes

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Desafios da inovação: as tecnologias do amanhã redefinindo o marketing de hoje

Dia do Consumidor: Por que as mulheres continuam pagando mais caro – e o que os homens podem fazer para mudar?

Dia do Consumidor: Por que as mulheres continuam pagando mais caro – e o que os homens podem fazer para mudar?

Next Post
ESPM promove nova edição do curso de Agile Marketing

ESPM promove nova edição do curso de Agile Marketing

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual seu sistema de automação de marketing preferido?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X