Olá pessoal, como vocês estão? Me chamo Izabella Penna, sou estagiária de Marketing Digital aqui na Insight. Hoje eu trouxe um tema extremamente relevante e que está crescendo constantemente, tornando-se fundamental para alcançar um bom desempenho nos negócios: conteúdos digitais.
Todo mundo sabe que conteúdos atrativos, que realmente façam o leitor se interessar e conhecer seu empreendimento, são desejados por qualquer pessoa que esteja começando um negócio. Mas a dúvida que não quer calar é: como atingir esse público de maneira eficaz e que realmente provoque mudanças significativas em seus resultados digitais?
Existem diversas ferramentas e técnicas responsáveis por desempenhar essas funções. Técnicas baseadas em SEO, Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing, além do uso correto das próprias ferramentas digitais, formam o conjunto perfeito que pode dar o upgrade que você precisa!
- Personas
Pode parecer óbvio, mas você precisa conhecer o público para qual está desenvolvendo conteúdos digitais e, assim, definir as melhores estratégias e os melhores métodos para atingi-lo com a eficiência desejada. Conhecer os interesses desse perfil, entender suas necessidades e o que de fato faça-os realizar as atividades que você precisa. O mais importante é fazer com que a sua persona se sinta confortável e possa ver o seu negócio como benéfico.
- Conteúdo
Com base nas informações que a sua persona provavelmente forneceu, é hora de criar as pautas de conteúdo que entrarão no ar. Mas como assim? Primeiro você deve identificar as dores e interesses do seu perfil e, assim, desenvolver o conteúdo que eles precisam. Você pode utilizar plataformas como o Google Forms e o Typeform.
- SEO e Redes Sociais
Com o conteúdo já em mente, é de extrema importância definir as estratégias que serão utilizadas nas redes sociais. O conteúdo deve ser repleto de ferramentas que ajudem essas estratégias a alcançar os leitores: palavras-chave, temática compartilhável, linguagem intimista e pessoal, propostas inovadoras e que de fato, interessem quem está lendo.
- Ferramentas
As redes sociais se tornam fundamentais para atingir resultados importantes, principalmente por suas ferramentas, que desempenham funções extremamente necessárias e totalmente relacionadas com as métricas de conteúdo. Insights, Ads, Analytics são apenas algumas várias opções responsáveis por manterem o leitor conectado e por fazerem com que ele se sinta acolhido.
Todas essas técnicas reunidas e bem elaboradas estrategicamente podem ser responsáveis por aumentarem sua visibilidade digital e transformarem seu negócio online. Mas para tal, vale ressaltar que é fundamental seguir todos os passos e definir as melhores táticas que se encaixam no seu negócio e para suas personas.
Agora que você já conhece todos os passos para melhorar seu desempenho digital, o que acha de começar a desenhar uma estratégia de marketing de conteúdo? Nós podemos te ajudar, basta entrar em contato através do nosso site: www.marketingdigitalabc.com.br.
É isso pessoal, espero ter ajudado vocês com essas dicas simples. Valeu!
Izabella Penna.