Nesta semana o Instagram anunciou o fim dos likes para os perfis brasileiros (finalmente). Claro que a medida se trata de uma forma de monetizar ainda mais a plataforma, principalmente com os perfis que utilizam a rede de forma gratuita pra ganhar dinheiro, mas o fato é que a mudança visa colaborar pra diminuir a comparação entre as pessoas e as crises de ansiedade que assolam tantas pessoas nas redes.
De fato, não vai mudar muita coisa, já que a quantidade de seguidores continua aparente e os comentários também. Já vi perfil de influenciador de massa dizer que os comentários serão o novo like e a “guerra” comparativa continuará da mesma forma.
Se a nova medida vai prejudicar o trabalho do produtor de conteúdo e do influenciador digital? Não acredito nisso. Pra quem sempre trabalhou de forma profissional, os likes nunca foram a principal métrica de avaliação e entrega. O bom e velho mídia kit sempre existiu pra apresentar informações, métricas e resultados pra quem se interessa por isso. Em tempo, a Agência SugarLab oferece esse serviço e os que já desenvolvemos ficaram incríveis!
“@renunes.com.br: O meu é maravilhoso e já fechei mais de 10 contratos em poucos meses! Sou muito satisfeita e orgulhosa!”
Porém, uma nova discussão surge em relação à produção de conteúdo, no que se refere a qualidade do que é publicado nas redes sociais no geral. Ouvindo um podcast sobre mudanças e tendências digitais, pude constatar que produtores de conteúdo e influenciadores maiores possuem informações privilegiadas em relação às métricas. Com isso, eles conseguem se antecipar e virar a própria tendência que a plataforma quer que seja explorada pelos usuários, no caso, nós. Depois disso a massa passa a replicar porque entende que a fórmula funciona. E de fato funciona!
A última técnica que vem tomando conta dos feeds é a produção de vídeos simples, de momentos cotidianos, sem muita edição. Esse tipo de conteúdo vem crescendo e ganhando espaço, inclusive, no IGTV. Você já parou pra observar que no menu explorar do Instagram, os vídeos têm um destaque maior?! Não é à toa.
Na nova era onde o conteúdo é rei, as imagens com movimento são a melhor forma de atrair e fixar a atenção dos seguidores. O próprio Instagram está incentivando as colaborações e as lives. Quando alguém entra ao vivo na plataforma, o perfil logo vai para as primeiras posições dos stories e permanece ali até o encerramento dela, dando mais notoriedade pra quem produz esse tipo de conteúdo.
Trabalhar com produção de conteúdo é estar atento a essas tendências, mas mais do que isso, é saber incorporar tais medidas à sua realidade, usando a criatividade sem ter muito trabalho, pois só assim o conteúdo voltará a ser mais natural e real!