Hoje em dia, o meio digital está sendo cada vez mais tomado pelas inteligências artificiais que têm tomado cada vez mais força. E com isso, a influência no mercado de criptomoedas se torna ainda mais frequente.
Este setor abrange as mais variadas formas. Por exemplo, hoje as IA´s são capazes de processar grandes volumes de dados em tempo real, identificando padrões e tendências de mercado. Além disso, também existem “BOTS de trading” que permitem executar transações automaticamente com base em condições de mercado predefinidas. Mas não só isso.
Com estas plataformas, também se torna possível compreender e interpretar melhor algumas tendências ascendentes no mercado de criptomoedas.
Matheus Medeiros, CEO da Futokens, explica o impacto que a inteligência artificial está tendo no mercado das criptomoedas.
“A inteligência artificial está redefinindo o mercado de criptomoedas ao trazer eficiência, segurança e análises preditivas que transformam a forma como investidores e traders interagem com esse ambiente dinâmico”, destacou Matheus.
Mas além de tudo isso, também surgem no mercado moedas de IA. Isto é, criptos que conseguem combinar a inteligência artificial com a descentralização das tecnologias blockchain. Neste contexto, entram algumas questões como os projetos Fetch.ai, Agix e Ocean Protocol.
IA aplicada à segurança em criptomoedas
A inteligência artificial também pode ser aplicada ao falar do fator de segurança das criptomoedas. Isso porque são bastante capazes de otimizar uma rede de processos de blockchain. Estes algoritmos conseguem executar transações de forma eficiente e rápida, trazendo bastante segurança durante o processo.
“A inteligência artificial pode realmente ajudar a deixar as transações em blockchain mais seguras. Com algoritmos que identificam atividades suspeitas em tempo real, podemos agir rapidamente para enfrentar qualquer ameaça à segurança”, detalha Matheus Medeiros, da Futokens.
Os algoritmos da IA se tornam capazes de aprender e analisar de forma rápida e ligeira todas as mudanças na qual o mercado se submete.
Exemplos de criptomoedas de IA´s
No mercado, existem várias criptomoedas inovadoras que estão integrando inteligência artificial. Um exemplo notável é a ASI, que é a colaboração entre Fetch.ai, Ocean Protocol e AGIX (SingularityNET). Essa união busca criar uma infraestrutura descentralizada para a troca e utilização de dados e serviços de IA.
A Fetch.ai conecta agentes autônomos para realizar transações inteligentes por meio de aprendizado de máquina e algoritmos de consenso descentralizados. O Ocean Protocol oferece um espaço seguro para o compartilhamento de dados, permitindo que modelos de IA acessem informações de forma descentralizada. Por sua vez, a AGIX busca democratizar o mercado de IA, facilitando a monetização e o compartilhamento de algoritmos por desenvolvedores, tornando essas tecnologias mais acessíveis e colaborativas. Juntas, elas representam uma nova era na aplicação de IA em blockchain.
Outra criptomoeda que está fazendo sucesso no mercado é o Render. O Render Token (RNDR) é o utility token da Render Network, uma plataforma descentralizada voltada para a troca de poder computacional, especialmente para renderização gráfica em nuvem. Ele conecta usuários que precisam de poder computacional para projetos gráficos com aqueles que possuem GPUs ociosas, permitindo que artistas e criadores de conteúdo paguem pelos serviços com o token RNDR.
A Render Network tem uma parceria com a NVIDIA, o que aumenta ainda mais a credibilidade do projeto. Embora os resultados trimestrais da NVIDIA não influenciem diretamente o valor do Render Token (RNDR), o uso das GPUs da NVIDIA pela plataforma pode atrair maior atenção e confiança dos investidores, especialmente em momentos de inovação tecnológica
Matheus Medeiros, CEO da Futokens, trouxe as vantagens de mergulhar neste mundo que encontra as IA´s com as criptomoedas.
“Explorar o mercado de IA e criptomoedas é essencial para quem busca estar à frente das inovações tecnológicas; essa combinação não só abre portas para novas oportunidades de investimento, mas também redefine a maneira como interagimos com dados e serviços no mundo digital”, exalta Matheus Medeiros.
A união entre inteligência artificial e criptomoedas está moldando um novo cenário. Nesse contexto, a NVIDIA se destaca como líder mundial no fornecimento de GPUs, que são essenciais para o treinamento de modelos de IA. Essas tecnologias impulsionam plataformas como Fetch.ai , Ocean Protocol,Agix e Render que utilizam IA e blockchain para criar soluções inovadoras, visando melhorar a automação e a segurança nas transações descentralizadas.