Segundo a TechValidate, um terço das empresas que usam a gamificação em suas operações enxergam um aumento de 50% nas taxas de registro e conversão. O dado destaca como esse recurso, que consiste na aplicação de elementos de jogos em contextos digitais não lúdicos, vem sendo central para as companhias acelerarem a produtividade por meio do engajamento das equipes.
Thales Zanussi, fundador e CEO do Mission Brasil, referência em digital outsourcing e staff on demand no país, reforça que a estratégia não se trata só de estruturar uma plataforma com pontos e recompensas para os colaboradores, mas sim potencializar experiências de forma otimizada. “Cada funcionalidade é disposta de maneira personalizada e descrita por meio de um passo a passo interativo, sem uma usabilidade complexa e travada. Ou seja, o usuário entende o que está sendo oferecido a ele com praticidade”, diz.
Funcionamento na práticaA gamificação pode ser implementada de diversas formas, a depender dos objetivos da empresa. Hoje, existem plataformas gamificadas que transcrevem as informações e atividades dispostas de maneira faseada e simplificada. Muitas até utilizam vídeos explicativos para auxiliar equipes de trabalho, de modo a garantir que os times possam cumprir suas tarefas com autonomia e qualidade.
Dentro desse âmbito, outra funcionalidade dessa tecnologia é a metrificação dos indicadores de uma organização e de seus colaboradores, recorrendo a modelos que exibam os dados de modo visual e imediato. O próprio Mission Brasil possui uma solução com essa aplicação, com dashboards sendo preenchidos em tempo real e podendo ser acessados ao longo do cumprimento das tarefas.
Zanussi explica que esses benefícios permitem a elaboração de diversos projetos, como campanhas de incentivo e premiações. “Há uma coleta, organização, análise e interpretação de tópicos como pontuações e pagamentos, que podem se transformar em uma percepção de tendências e padrões muito maior. E, além de tudo, essa jornada é aliada a uma experiência envolvente e dinâmica”, afirma o executivo.
Retenção de talentosAinda abrangendo os colaboradores como público-alvo, as plataformas gamificadas também vêm se demonstrando imprescindíveis para que as empresas diminuam as suas taxas de turnover. A TalentLMS reforça essa vantagem ao revelar que 88% das pessoas se sentem mais felizes quando a gamificação é incorporada ao trabalho, sendo que 89% creem que são mais produtivas.
Para o CEO, os números indicam o quanto essa estratégia torna o ambiente profissional mais divertido e prazeroso, reduzindo a rotatividade. “Não apenas a comunicação entre as partes fica muito mais clara e transparente, como também os colaboradores se sentem desafiados e reconhecidos por suas conquistas. Assim, entendem que são pertencentes àquela empresa e podem desenvolver novas habilidades para alavancar suas próprias carreiras junto dos negócios da marca”, conclui.