Vista por muitos como a “profissão do futuro”, o Marketing Digital tem atraído profissionais de diversas especialidades. No entanto, dados da consultoria internacional especializada em recursos humanos PageGroup mostram que o déficit de mão de obra digital na América Latina deverá chegar a 48% no fim deste ano. Como muitos dos trabalhadores que buscam empregos na área não possuem qualificação específica para atuar nesse campo, uma das maneiras encontradas pelas empresas para expandir seus negócios e qualificar as equipes é realizar treinamentos internos.
O Grupo Raccoon (composto pelas agência Raccoon.Monks e Rocky.Monks) é uma das organizações que se utiliza desse método para desenvolver seus colaboradores. O diretor de recursos humanos da Raccoon.Monks, Diego Bertolini, diz que o processo intensivo de treinamentos construído pela empresa está alinhado com a escassez de profissionais qualificados no mercado: “Queremos aquelas pessoas que oferecem grande alinhamento com nosso fit cultural e que, mesmo com noções básicas ou nulas em marketing digital, desejam aprender conosco. Formar é uma de nossas grandes paixões, já que está diretamente ligada a atingir grandes resultados”, explica.
Neste sentido, a Raccoon.Monks busca valorizar o que a organização chama de “desejo por aprender”, que é a vontade intrínseca de estar constantemente aprendendo e se desenvolvendo nas mais diversas disciplinas e assuntos. Segundo Oelder Giacomini, Employer Branding Analyst da agência, é isso que torna os colaboradores da empresa profissionais multidisciplinares: “Em união ao desejo por aprender, consideramos importante ter também o ‘desejo por ensinar’. Nós entendemos que a troca de informações é a base de todo nosso desenvolvimento e conhecimento, e nos posicionamos como uma training company, pois, no Grupo, oferecemos as ferramentas necessárias para que possamos ter grandes nomes do Marketing Digital se desenvolvendo com o ‘jeito Raccoon de ser'”.
Meios para um fim
O resultado do investimento da empresa em treinamentos é percebido na jornada dos colaboradores dentro do grupo, como conta a Talent Development Coordinator, Thamyres Ferreira de Souza: “Grande parte dos nossos talentos iniciaram sua jornada no mercado de trabalho na própria empresa, se desenvolvendo em treinamentos teóricos e colocando os conceitos aprendidos na prática. À medida que se desenvolvem, recebem oportunidades de crescimento para assumir novos desafios. Acreditamos que a participação e desenvolvimento em treinamentos faz parte do desenvolvimento do colaborador na organização e também é pilar da empresa”, conta. Esse é o caso, inclusive, de seis diretores — dentre os sete que fazem parte da Raccoon.Monks — que iniciaram sua trajetória como estagiários e tiveram sua carreira construída na empresa.
Mesmo durante a pandemia, as atividades foram mantidas. Thamyres explica que, inicialmente, houve um período de readaptação cultural dos treinamentos do modelo presencial para o remoto. Atualmente, os treinamentos internos seguem à distância, mas alguns, oferecidos em parceria com mídias e outros fornecedores, podem ser presenciais.
“Como pilar do desenvolvimento da carreira dos nossos colaboradores, as lideranças incentivam o tempo todo seus liderados e lideradas a participarem de ações e treinamentos em outras áreas ou mesmo treinamentos com intuito de desenvolvimento de certas skills para que seja algo permeado para seus times e grupos de trabalho e não somente para seu desenvolvimento individual”, ressalta.
Ações de desenvolvimento
Sejam palestras, rodas de conversa, workshops, roadshows ou outros modelos, os treinamentos são constantes. De acordo com o diretor de RH, os iniciais são obrigatórios para quem está chegando na empresa e, ao longo do desenvolvimento de carreira, surgem novas oportunidades de aprendizado, como os treinamentos opcionais que são oferecidos a todos e os obrigatórios para os colaboradores que foram promovidos a novos cargos.
Além disso, Thamyres destaca que o orçamento destinado ao desenvolvimento dos colaboradores traz benefícios, cursos, licenças e eventos. Entre os principais benefícios para treinamento estão o de reembolso de cursos e o de MBA e Pós-Graduação, bem como parcerias com escolas de idiomas e a contratação de licenças em plataformas de e-learning.