A International Data Corporation (IDC) afirma que funcionários gastam cerca de 2,5 horas por dia, mais de 12 horas por semana, apenas buscando informações. Esse desafio dentro das empresas é real. De um lado, temos colaboradores perdendo tempo buscando dados essenciais para realizar suas funções; do outro, as equipes de RH lidando com processos manuais e repetitivos, o que reduz a eficiência. Não é à toa que a Bondy, plataforma voltada para comunicação interna, devolveu a grandes companhias – como Minerva e Espaço Laser – 1,95 milhão de horas em 2024. O resultado é ainda mais relevante comparado a 2023, quando 610 mil horas foram economizadas.
Desde o lançamento, a plataforma já contabiliza 2,56 milhões de horas devolvidas, com a ambiciosa meta de alcançar 1 bilhão até 2028. “Nosso propósito é devolver tempo aos negócios e às pessoas, otimizando o acesso às informações e criando processos mais eficientes e integrados. Cada minuto economizado representa mais qualidade de vida e mais foco nas atividades estratégicas”, afirma Kleber Piedade, CEO da Bondy.
O sistema impactou diretamente mais de 140 mil colaboradores em 2024, com o envio de mais de 320 mil documentos – como holerites, recibos de férias e espelhos de ponto – por canais que os empregados já estão acostumados a acessar, como o Whatsapp. Essa automação simplifica fluxos internos, elimina retrabalho e melhora a eficiência operacional. Os resultados se refletem em engajamento, aumento de produtividade e retenção de talentos.
Outro diferencial da Bondy é a capacidade de integrar diversos sistemas empresariais, como WhatsApp, Microsoft Teams e Slack, cada um deles com cerca de 30 mil mensagens trocadas no ano passado. Através dos assistentes pessoais da plataforma, em 2024, mais de 3,6 milhões de mensagens foram trocadas, com 90% das demandas sendo resolvidas pela inteligência artificial (IA) da empresa em poucos segundos.
Essa estratégia de economia de tempo se baseia em um racional sólido: em média, cada colaborador economiza 30 minutos por semana com o uso da plataforma, enquanto o RH de cada empresa recuperou cerca de 6.000 horas em 2024 por meio da automação de processos.
A solução está alinhada às tendências do setor, como apontado na pesquisa “Tendências de Comunicação Interna 2024”, da Aberje, que destaca a importância da personalização e da multicanalidade na experiência do colaborador. Além disso, com a sustentabilidade ganhando espaço nos planos corporativos para esse ano, a Bondy busca promover um ambiente mais eficiente e integrado por meio de boas práticas de comunicação interna. Ao ampliar seu alcance, a ferramenta redefine a forma como tempo e produtividade são valorizados, impulsionando as empresas para um futuro mais dinâmico.