A Havan e a Magento – plataforma de e-commerce líder de mercado adquirida pela Adobe em 2018 – anunciam acordo para acelerar, ainda mais, o crescimento do comércio online da varejista catarinense. A estratégia digital, que inclui lançamento do site (www.havan.com.br) totalmente renovado, soma-se ao já agressivo avanço do faturamento da rede, que só em 2018 atingiu R$ 7 bilhões, 60% acima de 2017.
Esse novo acordo – que contempla o uso da solução Magento Order Management – chega, assim, para apoiar a evolução da performance do e-commerce da rede, aportando mais flexibilidade e agilidade, tendo em vista o dinamismo exigido por operações online, bem como a importância de oferecer experiências customizadas aos clientes da Havan. “Nosso foco é ampliar o crescimento do canal, entregando uma loja digital com experiências fluidas e que, de fato, facilitem a jornada dele dentro do site. A Havan está presente em 17 estados brasileiros e com o e-commerce chega a todo o território nacional, operando 24 horas por dia”, afirma Lucas Gustavo Duarte, Coordenador de e-commerce da companhia.
Segundo ele, o objetivo da empresa no geral é focar na experiência em lojas físicas e o e-commerce busca relevância na representatividade na rede. O ticket médio da loja online chega a ser 3 vezes maior. “Esse número demonstra o potencial do nosso e-commerce e o quanto ainda podemos crescer no meio digital”, completa Duarte. A varejista, que inaugurou sua atuação online em 2003, viu a curva de crescimento digital acelerar em nos últimos anos, hoje já participando de forma expressiva dos resultados da empresa.
Duarte conta também que, a companhia levou um tempo para se adequar as práticas e estratégias próprias para o comércio eletrônico e que, muitas vezes, havia receio da loja física quanto a loja online. “Essa foi uma mudança grande de mindset, pela qual ainda estamos passando. Compreendemos que precisávamos amadurecer digitalmente e entender a fundo as necessidades do nosso consumidor online. Notamos, ainda, que muitas das cidades com mais fluxo de clientes dentro das lojas físicas também são localidades com maior volume de vendas online. Ou seja, não há o que temer e só temos a ganhar”, explica.
Agora, a Havan conta com um time de 100 colaboradores focados 100% na operação do E-commerce. Além disso, hoje diferentes equipes trabalham em conjunto para evoluir cada vez mais a visão omnichannel da marca.
Experiência Omnichannel
O contrato com a Magento também permite a ampliação do leque de serviços e experiências omnichannel oferecidos pela Havan. Além do compre online e retire na loja já ofertado pela varejista, a rede pretende integrar – nos próximos meses – os créditos de vale-presentes das lojas físicas para o e-commerce, novas formas de pagamento, sistema de afiliados, vendas corporativas (B2B), projeto marketplace e a inclusão de serviços como garantia estendida, multi seguro e proteção financeira nos pedidos, entre muitas outras possibilidades de projetos.
“Essa integração entre on e offline tem muito a agregar para Havan, pois sabemos que, atualmente, os consumidores acessam, pesquisam e interagem com o e-commerce antes de visitar uma loja física. Assim, integrando os diferentes canais em uma experiência uniforme e gratificante, somos muito mais assertivos no atendimento aos clientes”, explica Duarte.
Hoje, a Havan já integra os estoques das 125 lojas da rede e do centro de distribuição, que fica em Barra Velha, Santa Catarina, permitindo maior agilidade na entrega dos produtos e maior eficiência no atendimento ao cliente. Outro canal de vendas que também está incluso nas experiências digitais da Havan é o mobile, frente em que a companhia registra 70% de acessos.
Para Núbia Mota, head de marketing e business development da Magento, o acordo entre as empresas vai muito além da tecnologia. “Temos como foco aqui na Magento sermos mais do que o parceiro tecnológico. Estamos ao lado da Havan como parceiro estratégico, apoiando em toda essa caminhada de transformação digital da rede.”
Para Stella Guillaumon, diretora geral da Magento para a América Latina, o momento da companhia é de expansão. “Com a compra da Adobe, os planos de crescimento da Magento na América Latina são agressivos, a equipe Magento cresceu muito e hoje estamos estruturados para atender o mercado. A parceria com a Havan é muito estratégica para nós, queremos ajudar as empresas na sua transformação digital, não só no e-commerce, mas todas as possibilidades que o marketing digital traz hoje. Queremos ser um parceiro estratégico para Havan, sendo a plataforma que ajuda no crescimento e levando uma experiência mais rica para os consumidores”, finaliza Stella.