ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Mercado Empreendedorismo

Com o aumento do número de empresas abertas no país, ferramenta de inteligência de mercado vira estratégia para empresários

Estratégia de utilização de inteligência de mercado aumenta a permanência e longevidade das empresas; nos oito primeiros meses deste ano foram abertos mais de 880 mil novos negócios

por Da redação ABC da Comunicação
05/01/2022
em Empreendedorismo
0 0
Com o aumento do número de empresas abertas no país, ferramenta de inteligência de mercado vira estratégia para empresários

Legenda: Otavio Amaral - Diretor Executivo do Empresômetro / Crédito: Divulgação - Empresômetro

Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O número de empresas criadas no Brasil está crescendo de forma acelerada, segundo dados de um estudo feito pelo Empresômetro Inteligência de Mercado, que mostra que entre os meses de janeiro e agosto de 2021, 884.635 novos negócios foram abertos, o que representa um crescimento de 50,35% em relação ao ano anterior. Esse aumento no número de empresas abertas torna o mercado cada vez mais competitivo e cria mais desafios para os empreendedores, e para que as companhias possam conquistar espaço e se destacar desde os primeiros meses é preciso ter estratégias sólidas, baseadas em dados e informações que possam nortear o processo de tomada de decisões.

As novas empresas têm diversos desafios neste cenário que ainda é marcado pelos efeitos da pandemia. Além de todo processo de estruturação das questões financeiras, implementação de processes e gestão de pessoas, acompanhar e entender a realidade do segmento que estão entrando faz toda a diferença. Para garantir a longevidade e o sucesso é essencial ter diferenciais competitivos e contar com a inteligência de mercado e a análise preditiva do setor é uma estratégia importante, como explica o diretor executivo do Empresômetro, Otávio Amaral.

“Atualmente as empresas tem à disposição a possibilidade de contar com os benefícios da união entre a tecnologia de big data, com recursos de inteligência artificial, machine learning e metodologias ágeis para obter uma série de informações que vão fazer a diferença para que as decisões sejam as mais assertivas possíveis. Se uma empresa está começando, por exemplo, optar por vender o produto ou serviço em determinadas regiões, sem que haja uma análise para entender se há demanda e espaço para a comercialização, pode significar uma grande perda, o que comprometerá todo o planejamento”, ressaltou.

Plataformas de business intelligence são capazes de oferecer uma infinidade de informações sobre empresas e comportamento de mercado em todo o território nacional, como é o caso do Empresômetro, que é capaz de coletar, armazenar e processar informações sobre mais de 50 milhões de empresas. Quando reunidas e cruzadas esses dados se tornam cruciais para as estratégias de negócios, auxiliando na personalização das ações de marketing, vendas e desenvolvimento de soluções.

“Essas informações são obtidas por meio de uma metodologia que consiste no cruzamento de dados públicos com as informações tributárias e fiscais das empresas brasileiras. Isso é feito por meio de um banco de dados, que realiza a captura automática de informações públicas da Receita Federal, por meio de solicitações via Lei de Acesso à Informação. Desta forma, é possível identificar potenciais clientes e novos nichos de mercado, compreender o perfil do público-alvo, mensurar o tamanho do mercado em quantidade e faturamento, estabelecer precificação de produtos e identificar o market share de produtos e serviços”, destacou Amaral.

Um ponto importante é que como os dados coletados e processados não são de natureza pessoal, todo este processo segue as normas e diretrizes estabelecidas pela legislação brasileira, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados.

Mesmo diante dos desafios de se empreender no Brasil, o crescimento de empresas abertas demonstra a confiança do empresário, mas é preciso estar atento a volatilidade do mercado para garantir a longevidade dos negócios. “Neste momento a economia está em busca da retomada, do crescimento, e isso pode significar uma grande oportunidade para as empresas, porém para garantir o sucesso na expansão dos negócios é essencial utilizar as informações disponíveis para que a estratégia seja mais assertiva e segmentada. O mercado passou por severas mudanças durante a pandemia, mas vem demonstrando essa retomada, por isso, é importante saber identificar e aproveitar as oportunidades”, finalizou o diretor executivo do Empresômetro.

Sobre o Empresômetro

Fundado em janeiro de 2017, o Empresômetro, empresa de inteligência de mercado, oferece soluções B2B e B2G, que garantem segurança na tomada de decisão para gestores de empresas de todos os portes e segmentos, que almejam crescer com inteligência, por meio da informação estratégica, com o objetivo de reduzir custos e aumentar receitas.

Resultado de um projeto sociotecnológico do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), tornou-se uma spin-off do Instituto, que ao longo dos anos se expandiu e conquistou autonomia. Une a tecnologia de big data, que se caracteriza pela metodologia de cruzamento de dados tributários e fiscais do instituto com inteligência artificial e machine learning, para coletar, armazenar e processar informações sobre mais de 50 milhões de empresas brasileiras.

Tags: empreendedorismo

Posts Relacionados

Solução ajuda o empreendedor a alcançar nível profissional na criação de sua marca
Empreendedorismo

Solução ajuda o empreendedor a alcançar nível profissional na criação de sua marca

...

Eu Capacito oferece cursos online gratuitos para empreendedores
Empreendedorismo

Eu Capacito oferece cursos online gratuitos para empreendedores

...

É possível empreender sozinha? Especialista dá dicas para tornar sonho realidade

É possível empreender sozinha? Especialista dá dicas para tornar sonho realidade

Cimed anuncia primeira edição de evento sobre vendas e empreendedorismo, além de lançamento de livro sobre a trajetória de seu presidente, João Adibe Marques

Cimed anuncia primeira edição de evento sobre vendas e empreendedorismo, além de lançamento de livro sobre a trajetória de seu presidente, João Adibe Marques

Comunicação é essencial no empreendedorismo feminino

Comunicação é essencial no empreendedorismo feminino

Viver da beleza: um promissor mercado para empreender

Viver da beleza: um promissor mercado para empreender

eduK, de cursos online, lança parceira com Banco do Brasil para mulheres empreendedoras

eduK, de cursos online, lança parceira com Banco do Brasil para mulheres empreendedoras

Curso presencial impulsiona empreendedorismo

Curso presencial impulsiona empreendedorismo

Próximo
Eurofarma aporta R$ 4 milhões na startup catarinense Ocean Drop

Eurofarma aporta R$ 4 milhões na startup catarinense Ocean Drop

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 5.5k Assinantes

ABC Trends

  • Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    Grupo Primo lança Staart, plataforma de educação em tecnologia, com apoio da Logitech

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • SexPrivé Club estreia na madrugada da Band

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • C&A e Surreal São Paulo assinam coleção exclusiva

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • ADA TINA Italy apresenta dois lançamentos para cuidados com a pele

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Arcor anuncia Hugo Reggiani como diretor geral do Brasil e Gabriel Albertinazzi assume posição global

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Como você executa seus eventos?

Eventos

Mês Atual

maio, 2022

WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO

qui05mai08:0009:00WEBINAR ABCCOM - A SAÚDE NOS NEGÓCIOS DA SAÚDE. O PAPEL DO MARKETING E DA COMUNICAÇÃO08:00 - 09:00 Youtube ABCCOM

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Detalhes do Evento

Todo mês a ABCCOM traz um webinar diferente com um tema relevante para o seu negócio na área de marketing e comunicação.

Horário

(Quinta-feira) 08:00 - 09:00

Localização

Youtube ABCCOM

Organizador

ABCCOMABCCOM Marketing Communitycontato@abccom.com.br

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X