Bastante comum no exterior, o clube de assinatura é um modelo de negócio que não para de crescer e tem atraído público especialmente por sua aproximação a partir de uma experiência. Nos Estados Unidos, os clubes chegam a faturar cerca de U$10 bilhões por ano; no Brasil, o mercado movimentou mais de R$1 bilhão em 2019. Até setembro de 2020, o crescimento foi de 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo o relatório Ebit | Nielson, a principal motivação para esse crescimento é o redescobrimento da estratégia associada à adesão dos brasileiros às compras online. Esses dados apontam um faturamento de R$38,8 bilhões para o comércio eletrônico no primeiro semestre de 2020, com crescimento de 47% em relação ao primeiro semestre de 2019.
Disponibilizando ao associado experiências de consumo e serviços de curadoria com conforto e comodidade, são mais de 4 mil empresas ativas atuando por aqui, com a Tag Livros como um dos principais players do setor e a Wine na liderança de mercado no segmento de vinhos e bebidas, com aproximadamente 140 mil assinaturas. Recém-lançado no mesmo segmento, o Clube Chá Dō chega como uma nova opção de clube de bebidas em meio a crescente busca por alimentos e bebidas saudáveis no Brasil.
Curadoria de chás, a Chá Dō oferece também acessórios para chá e cursos online. Por R$69,90 e frete grátis para todo o Brasil, a marca envia aos assinantes uma tea box com três tipos de chá. A troca de produtos ocorre todo dia 21 do mês. A ideia da empresa é que o Clube seja uma importante alavanca no cumprimento de sua missão (fomentar a teicultura no Brasil), com o propósito de conectar pessoas por meio do chá.
“Apesar de ser uma bebida milenar, os brasileiros ainda estão descobrindo o chá, uma alternativa deliciosa, saudável e natural enquanto bebida e ingrediente culinário. O crescimento do consumo de chá em nosso país foi impulsionado pelo movimento de saudabilidade, uma tendência que deve ser acentuada na Chá Dō. Lastreada por nossas iniciativas de inovação e expansão, entendemos que o nosso Clube possa estimular a experimentação e apreciação”, pontua Vera Bermudo, CFO da companhia.
Tea Box 2
Até o próximo dia 20 de julho, quem assinar o Clube vai receber a Tea Box 2 com 60 gramas e três sabores novos: o chá preto blend Crème Brûlée (Chá Dō), o chá preto blend Exotic Fruits (Hyson Teas) e o chá verde Sencha (Yamamotoyama). “Os clientes recebem um material educativo com histórias e particularidades do chá, o modo de preparo de cada sabor enviado na box e a receita do mês. Além disso, dividimos benefícios exclusivos e um mimo especial”, acrescenta o CMO e CIO da empresa, Bruno Pimenta.