A L’Oréal foi a marca que mais melhorou sua eficiência publicitária no mês de julho, ocupando o topo do ranking Anunciante do Mês divulgado pela YouGov, a partir do acompanhamento feito por sua ferramenta YouGov BrandIndex. A marca de beleza e cuidados com a pele registrou um aumento de 7,97 pontos durante o período em sua classificação de Consciência da publicidade. A métrica reflete quantos brasileiros se lembram de ter visto recentemente um anúncio dos produtos e serviços analisados.
Para a classificação, foram analisadas quase 450 marcas em todo o país, acompanhando seus dias de melhor e pior desempenho entre 26 de junho e 25 de julho. Um pouco abaixo da L’Oréal ficou o aplicativo de mensagens WhatsApp, com +7,18 pontos, bem como a rede de fast food Giraffa’s (+7,01). A Coca-Cola e o YouTube também apresentaram crescimento significativo como anunciantes, com aumentos em suas pontuações de +6,77 e +6,46, respectivamente.
O restante do Top 10 do Anunciante do Mês é composto pela FIFA (agora chamada EA Sports FC, com +6,38 pontos na Consciência da publicidade), Sorriso (+6,28), Uber (+6,09), Amazon (+6,03) e Havaianas (+6,01). Nessa ocasião, o competidor com a maior queda na eficácia da publicidade foi a TV Globo, que em junho ocupou a segunda posição do ranking, com uma queda de -10,9.
Em detalhes: O que a L’Oréal fez em julho?
O diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, David Eastman, avalia que durante o mês, a marca de beleza e cuidados com a pele lançou três grandes iniciativas que provavelmente desempenharam um papel fundamental em seu crescimento publicitário. A L’Oréal patrocinou a chegada da exposição “Notre-Dame de Paris: uma viagem pela Catedral” em São Paulo, a primeira vez que o projeto cultural visitou um país sul-americano. A empresa disse que suas origens francesas desempenharam um papel crucial em sua decisão de trazer esse projeto artístico e cultural para o Brasil.
Ainda em julho, Eastman destaca que a marca lançou os projetos Beleza Mais Diversa e Beleza Inclusiva e Tecnológica (BIT). O primeiro é uma parceria com a empresa de consultoria YouPix e a rede social TikTok para impulsionar a carreira de 50 criadores de conteúdo negros no país, em um esforço de diversificação e equidade racial. O segundo é um programa de treinamento em tecnologia, criado em parceria com a Fundação Darcy Vargas e o Instituto Precisa Ser, para capacitar 150 jovens em internet, inteligência artificial, segurança digital e programação.
“Nas mídias sociais, também publicou uma variedade de conteúdo para se conectar com seu público em vários níveis. Por exemplo, como parte de sua série de mini documentários “Um Dia Com…”, ela compartilhou a rotina diária de um de seus cientistas no departamento EPSKIN. Também lançou um vídeo detalhando seu compromisso com a redução do uso de plásticos em seus produtos. Ao final do período, compartilhou uma lista de tendências de beleza que marcaram as décadas de 1920 a 1980”, acrescenta.