A rádio que já vem com tudo. Foi a partir desse slogan que foi desenvolvida a campanha de divulgação da chegada da EP FM, emissora de rádio do Grupo EP, em Campinas (SP). A emissora do conglomerado de mídia, transmitida na frequência 84,9 FM, foi revelada no intervalo do Fantástico após quase um mês de uma campanha que instigou a curiosidade do público. A campanha foi desenvolvida pelo Grupo EP em parceria com a agência Desafio e a Próspero Filmes e contou com o apoio de todos os veículos de comunicação do grupo: televisão, digital, mídia exterior e redes sociais.
A rádio, que entrou no ar nesta segunda-feira, conta com uma programação dinâmica, musical, leve e divertida. A campanha no intervalo do Fantástico também revelou a chegada de Larissa Cavalcante, comediante, influenciadora e apresentadora de rádio, com seu próprio quadro diário, das 7h às 10h. O lançamento oficial da emissora aconteceu durante evento de inauguração dos estúdios da EP FM e da CBN Campinas na sede da empresa, em Campinas (SP), e reuniu autoridades locais, imprensa e mercado publicitário. Esse é o terceiro lançamento da marca, que anunciou as transmissões em Araraquara (95,7 FM) e em São Carlos (103,9 FM) no início deste ano. O conteúdo também está presente nas redes sociais e no consumo de rádio via streaming, por aplicativo, novidade também para São Carlos e Araraquara. Além da EP FM, o Grupo EP também detém as rádios CBN Ribeirão, Jovem Pan Ribeirão e CBN Campinas.
“A chegada da EP FM em Campinas reforça nossa presença no cenário da mídia regional, ampliando o compromisso institucional de prestação de serviços com qualidade e credibilidade, desenvolvimento da região de atuação e fortalecimento das comunidades”, disse André Coutinho Nogueira, copresidente do Grupo EP, durante evento de inauguração dos estúdios das rádios.
André Otaviano, diretor de Marketing do Grupo EP, explica que o objetivo da campanha era trazer para um mercado competitivo como o de Campinas uma marca que já existe nas regiões de São Carlos (SP) e Araraquara (SP). “Criamos a estratégia com nosso próprio time de marketing e fomos ao mercado procurar parceiros para desenvolver nossa ideia inicial. Eles nos ajudaram a dar mais brilho para o que estávamos planejando, abraçando todo o processo do início ao fim”.
O diretor de Relações Institucionais e Rádios do Grupo EP, Paulo Brasileiro, diz que o lançamento da rádio nas regiões de São Carlos e de Araraquara foi fundamental para planejar o de Campinas. “O projeto da EP FM tem sido trabalhado com a diretoria há dois anos. A experiência que temos com as outras cidades e o retorno que recebemos dos ouvintes nos ajudou a pensar o formato e a interação da emissora para Campinas. É uma campanha importante para fortalecer uma nova marca e conquistar ouvintes”.
A comunicação adotou a expertise dos veículos do Grupo EP bem como seus diferentes formatos e linguagens. Assim, foram trabalhados publicações de teasers nas redes sociais da empresa voltadas para o mercado publicitário (Negócios EP), plantões urgentes no portal acidade on, vídeos com os apresentadores de programas da EPTV e divulgação em mídia exterior. No início, a campanha não revelava o nome da marca, apenas instigava a curiosidade do público para o que estava chegando na cidade. A grande revelação aconteceu no intervalo do Fantástico, no domingo da noite anterior ao lançamento oficial da rádio.
Fases da campanha EP FM
Com algumas semanas de antecedência do lançamento, as equipes do Grupo EP, Desafio e Próspero foram para a rua consultar a população sobre o que sentiam falta nas rádios e dar um spoiler da novidade, sem revelar o nome da marca. “Nossa principal estratégia para gerar engajamento foi a criação do suspense. Usamos nossas próprias plataformas para plantar a curiosidade no público e finalmente revelar o mistério no intervalo de um programa importante de grande audiência”, diz André Otaviano.
Nino Botelho, diretor de Criação da agência Desafio, destacou que a campanha aconteceu em quatro fases. A primeira focou na aproximação do público, com pesquisas na rua sobre o que se era esperado de uma boa rádio. A segunda, em que um locutor interagia com uma moradora local, já dava indícios de como seria essa rádio. Já a terceira começou a marcar o visual da campanha, com ícones que remetem à identidade da EP FM. Por fim, a última fase foi a grande revelação no Fantástico, um programa de referência no final de semana, da presença da marca e do nome de Larissa Cavalcante.
“Para engajarmos a audiência, prendendo sua atenção em cada fase, foi preciso dados. Hoje, além da inspiração, a criação é baseada em dados, porque a relevância está justamente em saber o que estamos falando a partir de informações. É criar autoridade por meio de estudo”, ressalta Nino Botelho.
Neto Nass, diretor de cena da Próspero Filmes, diz que a essência da EP FM está pautada na felicidade e na leveza. Por isso, queriam trabalhar uma campanha que gerasse expectativa, não ansiedade com o que estava por vir. “Como não podíamos revelar nomes, focamos em trazer elementos para a narrativa que criassem uma identidade entre os vídeos de acordo com a essência da marca. Trabalhamos com cores e a identificação da região por meio da linguagem e dos locais”. Segundo ele, para criar uma campanha como essa é preciso estar no lugar certo, na hora certa, para conseguir a cena perfeita. E foi isso que a EP FM fez.
Os resultados iniciais da campanha já estão sendo percebidos. “Desde o lançamento oficial, ouvimos o público geral e o mercado publicitário comentando sobre a campanha. Logo nas primeiras horas, percebemos o engajamento da audiência com a conquista de cinco mil seguidores nas redes sociais da rádio”, relata André Otaviano.
Agora, a campanha continua com mídia exterior, ativações de interação com o público, videocase, redes sociais e demais veículos do grupo, a fim de fortalecer a EP FM na região de Campinas e gerar experiência do ouvinte com a marca.
O objetivo da campanha é fortalecer a marca na região de Campinas – Crédito: Divulgação
Ficha Técnica:
Agência: Desafio
Cliente: EP FM
Título: A rádio que vem com tudo
Direção-geral de Criação: Nino Botelho
Criação: Janilson Paiva
Motion effects: Fernando Anastácio
Redação: Daiany Suzigan
Atendimento: João Pedro
Roteiros: Daniel Zini
Fotos: Janilson Paiva
Produtora: Próspero Filmes
EP FM Campinas
Estreia: 02 de outubro
Frequência: 84.9 FM
Site: Acesse aqui
Redes Sociais: @epfmcampinas
Aplicativo: Rádio EP FM