Uma boa estratégia de conteúdo para redes sociais tem se mostrado cada vez mais importante para o relacionamento das marcas com seu público e, o crescimento da digitalização impulsionado pela pandemia fez com que essa comunicação se tornasse ainda mais essencial. Mas como se comunicar com um público altamente exigente como os fanáticos por BBB? Esse foi o desafio da Avon, uma das principais patrocinadoras do reality, que contou com a tecnologia e parceria da Emplifi (antiga Socialbakers), – para desenvolver sua estratégia de redes sociais e garantir o sucesso deste projeto.
Durante a transmissão da 21° edição do Big Brother Brasil, a empresa monitorou toda a audiência do programa nas redes sociais e possibilitou a construção da estratégia que permitiu aumentar em 362% o número de seguidores do Instagram, com taxa de engajamento 319% maior na mesma rede. Já no Twitter, a Avon registrou um crescimento de 15090% na sua comunidade e um aumento de 1984% em sua taxa de engajamento durante o programa. Enquanto o BBB 21 estava no ar, a Avon foi a marca com maior engajamento e crescimento de seguidores no Instagram e Twitter em comparação com os outros patrocinadores do reality.
Ao longo dos três meses em que o programa foi ao ar, a Emplifi era responsável por monitorar em tempo real nas redes sociais a reação do público, suas respostas aos eventos do programa e a reputação de cada participante. Para a diretora de Comunicação da Avon, Viviane Pepe, esses insights foram cruciais para adaptação da estratégia de conteúdo de acordo com o desenvolvimento do programa, entendimento do público e, consequentemente, otimização da sua campanha e melhores resultados. “Essa dinâmica de informações em tempo real foi fundamental para entendermos como nos posicionaríamos e quais conteúdos seriam divulgados no dia a dia, além de nos ajudar a mudar o rumo da conversa, quando necessário”, afirma a executiva.
Além disso, a Emplifi permitiu que a Avon compilasse dados, cruzasse referências e comparasse várias informações de desempenho de suas mídias sociais, redes de conteúdo e outros patrocinadores do Big Brother Brasil. A empresa também forneceu relatórios diários, ajudando a marca a entender a evolução dos seguidores e suas interações, monitorar outros patrocinadores e otimizar os investimentos em postagens promovidas.
“Acreditamos que a construção de uma estratégia é o ponto mais importante para uma jornada do cliente efetiva, uma vez que as mídias sociais podem ser usadas em todas as etapas do funil de vendas. Primeiro as marcas precisam saber quem é seu público para então, avaliar a mídia que conversa com essas pessoas. O passo seguinte é entender quais ações devem ser tomadas em termos de estratégia de conteúdo e mídia para alcançar e se envolver com sua audiência. Tudo isso só é possível analisando em profundidade seu público, acompanhando de perto a performance de seus conteúdos e monitorando seus competidores. Aprender com erros e acertos dos outros também acelera muito os resultados”, finaliza Alexandra Avelar, Country Manager da Emplifi no Brasil.