Em celebração ao mês do Outubro Rosa, a Climb Consulting, empresa especialista em consultoria e formação de equipes, lançou uma edição especial do seu principal curso de Lean Construction, visando a capacitação e fortalecimento das lideranças femininas na construção. Nesta edição, que conta somente com professoras e profissionais mulheres que estão transformando o mercado da construção civil, as inscrições foram dedicadas somente para mulheres igualmente, de forma totalmente gratuita.
Entre as convidadas, estão professoras universitárias, consultoras, ex-consultoras e clientes da empresa. Nomes como Bianca Trentin, coordenadora de projetos da Climb, Paula Lunardelli CEO e Founder da Prevision, e Mariana Del Carlo, Coordenadora de Planejamento Estratégico de Obras da MRV, confirmaram presença.
As mulheres têm ocupado cada vez mais espaço dentro do setor. Com 109.006 trabalhadoras registradas em 2007 e 239.242 em 2018, o IBGE constatou uma expansão de 120% no setor durante esses 12 anos. “Em menos de uma hora, as 70 vagas disponíveis foram totalmente preenchidas e a lista de espera recebeu mais de 180 inscrições. É possível perceber um movimento das mulheres dispostas a atuar no segmento, assim como as empresas hoje também estão mais abertas. Não é mais incomum ver mulheres trabalhando em diferentes fases da construção. O volume de candidatas interessadas demonstra a virada de chave para a construção civil, que por muito tempo foi reconhecida como um setor majoritariamente masculino”, comenta Bernardo Etges, sócio fundador da Climb.
Algumas respostas para o aumento da participação das mulheres nos canteiros de obras estão no estudo “Engenharia, trabalho e relações de gênero na construção de habitações”, lançado pela Fundação Carlos Chagas em 2019. A pesquisa indica que o convívio entre os gêneros na construção de edificações teria se intensificado a partir do crescimento da construção civil no Brasil. A mudança de cenário pode ter sido favorecida pela percepção de que as condições de trabalho hoje são mais seguras nos canteiros de obra. Houve também um aumento na demanda por mão de obra qualificada e o disparo no número de mulheres ingressantes nas graduações de engenharia.
As aulas do Curso de Lean Construction na edição especial Outubro Rosa terão início no dia 3 de outubro e acontecerão todas às segundas-feiras do mês, às 19h. Cada uma delas terá cerca de 90 minutos de duração.
A edição especial pretende entregar capacitação e conhecimento as profissionais mulheres da construção civil, pois é preciso representatividade nos mais diversos cargos do segmento. Mostrar o trabalho de mulheres na gestão, na tomada de decisão, na transformação de empresas e no processo de produção poderá atrair novas profissionais, além de incentivar e motivar aquelas que já estão na área.