A Cicatriclin, maior rede especializada em tratamento de feridas do Brasil, deu um passo importante em sua trajetória de crescimento ao anunciar a inauguração de sua primeira unidade internacional, localizada na Argentina. A expansão integra o plano de consolidação da marca no mercado global e acompanha o ritmo acelerado de crescimento nacional: em 2025, já foram inauguradas seis novas unidades no, com outras sete em fase de implementação.
Presente em 13 estados brasileiros, a rede conta atualmente com 33 unidades em operação e a expectativa é ultrapassar 40 clínicas até o final do ano. Fundada com o propósito de oferecer soluções avançadas e humanizadas no tratamento de feridas agudas e crônicas, a Cicatriclin se diferencia por seu protocolo clínico exclusivo, uso de tecnologias de ponta e uma equipe multidisciplinar altamente qualificada.
A Cicatriclin também se destaca no setor de franchising por oferecer um modelo de negócio sustentável, que alia suporte técnico, científico e operacional contínuo aos franqueados. Fundada em 2008, a rede já ultrapassou a marca de 3,5 milhões de curativos realizados e mantém uma média de 15 mil atendimentos em 2025.
“O nosso crescimento reflete a confiança dos pacientes, a excelência da equipe e o compromisso com uma medicina resolutiva. Expandir para outros países é um passo natural diante dos resultados alcançados. Nossas clínicas reúnem o que há de mais avançado no mundo, e o modelo de franquia atua em um mercado específico, de alta demanda e grande potencial de rentabilidade”, afirma a Dra. Bianca Oliveira, médica, fundadora e CEO da Cicatriclin.
A estratégia de comunicação da marca nesta fase de expansão visa reforçar seu posicionamento como referência em inovação terapêutica, educação médica continuada, pesquisa clínica e responsabilidade social. A inauguração da unidade Argentina representa o início de um movimento de internacionalização com foco em países da América Latina, em que há grande demanda por centros especializados no cuidado de feridas.
Os tratamentos oferecidos pelas unidades da Cicatriclin abrangem desde a prevenção até o cuidado de feridas causadas por acidentes automobilísticos e domésticos, cicatrizes pós-operatórias e casos complexos relacionados a doenças crônicas e agudas — incluindo lesões em pacientes com diabetes, que exigem atenção especializada e contínua.
Para demonstrar a importância desse tipo de cuidado, estima-se que entre 19% e 34% dos pacientes com diabetes desenvolvam úlceras no pé ao longo da vida, com uma taxa anual de incidência de 2%. Mesmo após a cicatrização, as recorrências são elevadas: 40% em um ano e 65% em três anos, segundo dados da Associação Brasileira de Diabetes
“Hoje atuamos com muitos diferenciais na rede, com altíssima tecnologia aplicada em procedimentos e equipamentos, como a Terapia por Pressão Negativa, Matriz de Regeneração Dérmica e as câmaras hiperbáricas multi e monoplace. Além disso, temos parcerias com hospitais, núcleos de educação e programas de capacitação para profissionais do mercado, garantindo tratamentos de extrema excelência”, complementa Dra. Bianca.