Redefinir e transformar o mercado de créditos inadimplidos no Brasil. Foi com essa missão que, em 2018, nasceu a NPL Brasil. A única gestora independente de créditos corporativos inadimplidos no país agora conta com um de seus fundadores, Christian Ramos, como CEO. Em menos de 4 anos, a empresa teve um crescimento exponencial: spin-off da área de tecnologia e inovação do RZ Advogados, a NPL Brasil começou em um coworking com 4 pessoas e hoje conta com 40 colaboradores, 2500 créditos e mais de R$ 5 bilhões sob gestão.
“Nosso diferencial é apostar no poder que resulta da combinação de experiência, equipe multidisciplinar e tecnologia. O mapeamento contínuo de soluções e a intensa utilização de tecnologias avançadas são fatores que nos permitem escalar os desafios com cada vez mais amplitude de informação, velocidade e assertividade”, comenta o novo CEO da empresa.
Ramos é formado em direito pela USP, com mestrado pela Georgetown University Law Center e especializado em Finanças Internacionais pela NYU. Possui grande reputação na estruturação de operações financeiras, M&A, transações Cross-Border, financiamento estruturado e reestruturação de dívidas e negócios, sendo um dos mais respeitados profissionais especializados em agronegócios no Brasil.
Ele explica que, em razão das múltiplas habilidades que o tema exige, a NPL Brasil acaba sendo uma combinação de Asset Manager e Fintech, com forte presença e experiência no agronegócio. Recuperar mais, em menos tempo e com menos custos, dar previsibilidade e liquidez para ativos estressados, eliminar conflitos e gerar oportunidades a partir do que antes era visto apenas como um problema, são algumas das vantagens que a empresa oferece aos clientes que buscam por serviços de outsourcing de gestão de créditos inadimplidos (NPL) e soluções para inadimplência.
A empresa também aposta no fortalecimento do mercado secundário de NPL no Brasil, e para isso tem atuado na estruturação de operações de securitização de recebíveis não performados e investido em atrair players especializados do mercado internacional. E já tem alguns casos de sucesso para contar. “Nosso modelo de trabalho já está consolidado em outros mercados, como Europa e América do Norte, mas ainda é bastante inédito no Brasil”, comenta.
Segundo estimativas da NPL Brasil, o potencial do mercado local é muito grande, mas as transações anuais do mercado secundário, que estão em torno de R$ 30 bilhões, ainda são insipientes se considerados os estoques do mercado. Segundo Ramos, ainda há poucos players devidamente equipados com a tecnologia e experiência necessárias ao entendimento adequado e captura desse tipo de oportunidade.
Ainda de acordo com estimativas da empresa, o estoque de NPL acumulado no Sistema Financeiro Nacional gira em torno de R$ 1 trilhão. Fora do SFN, somados o financiamento direto a clientes e outras linhas de crédito de mercados praticamente inexplorados, como o agronegócio (tradings e revendas), indústrias, fundações e crédito comercial em geral, os estoques também podem chegar a R$ 1 trilhão.
“Todo esse estoque de NPL é reflexo de uma ineficiência muito grande do mercado de crédito, que precisa começar a ser corrigida com uma transformação cultural na forma de prevenir e tratar a inadimplência. E esse é um dos propósitos da NPL Brasil”, afirma Ramos.
“Nosso objetivo é ser a melhor e mais eficiente gestora de créditos inadimplidos da América Latina e a principal referência no assunto”. Para alcançar essa meta, temos investido intensamente em tecnologia proprietária, experiência, criatividade para gerar soluções, formação de pessoas e fortalecimento da cultura interna que resumimos no acrônimo RICS (Relacionamento, Inovação, Colaboração e Superação), para o desenvolvimento de cada uma das etapas dos nossos trabalhos.
Contamos hoje com uma plataforma que integra as melhores soluções de big data, inteligência artificial, jurimetria, análise preditiva e data analytics aplicáveis ao nosso negócio e os resultados são surpreendentes. Além disso, somos a única empresa disposta a trabalhar com o conceito de ecossistema one stop shop, que garante uma experiência completa e exclusiva aos nossos clientes”, destaca Ramos.