O povo Yawanawá se prepara para celebrar um dos maiores festivais indígenas do Acre, o Festival Mariri, evento histórico onde a comunidade para todas as suas atividades para se dedicar à manifestação cultural e espiritual por meio do canto, reza, dança e outras atividades. Neste ano a festividade acontecerá na Aldeia Mutum e conta com o apoio da Chilli Beans, maior rede especializada em óculos escuros da América Latina, que irá patrocinar a ponte que liga do mundo físico para o espiritual – todos os anos o rio sobe e a destrói, fazendo com que o povo precise construí-la novamente.
A iniciativa da marca no Festival tem como objetivo dar ainda mais visibilidade para a causa indígena que estabelece a forma com que eles fazem a gestão territorial de suas terras, ao conservar suas florestas e cuidar do bem viver de sua comunidade. Além disso, a Chilli Beans fortalece a parceria com os Yawanawá, que foram homenageados na coleção Yawanawá em 2023, na 6ª edição da parceria mais duradoura e rentável da marca com Alok.
“A participação no Festival Mariri é muito significativa para nós. Manter essa conexão com eles para além da coleção e da participação do povo Yawanawá no Chilli MOB Cruise reforça nosso compromisso em conhecer cada vez mais sobre sua tradição, cultura, responsabilidade e respeito com a natureza. Eu, particularmente, estou realizado em fortalecer essa parceria”, conta Caito Maia, fundador da Chilli Beans.
Celebrado desde 2013, o festival ocorre entre os dias 10 e 15 de agosto. Sendo um dos eventos mais tradicionais do estado, tem expectativa de quase mil pessoas pela aldeia durante a festividade, com presença de turistas e a população local.