Um levantamento realizado pela Gelt – principal plataforma de cashback em alimentos e produtos do dia-a-dia no Brasil – apresenta o perfil de consumo de cerveja em mercados no País. Os dados dos usuários do aplicativo mostram que em relação a combinação na hora de levar a bebida para a casa, surpreendentemente o feijão e macarrão instantâneo lideram a preferência, deixando para trás carnes e amendoim.
A pesquisa da Gelt também revela que o ticket médio é de R$ 80,97 (quando há compra de cerveja no supermercado) e, em média, são adquiridas cinco unidades por vez. Outro dado curioso é de que 76% dos consumidores optam por estabelecimentos localizados em seus bairros e 31% preferem minimercados a grandes varejistas. Em relação ao método de pagamento, o cartão de crédito lidera a escolha dos clientes com 36%, enquanto 28% pagam em dinheiro.
O levantamento mostra ainda que os compradores de cerveja também são “pet lovers”: 55% têm algum animal de estimação em casa (70% deles possuem cachorros e 20% gatos).
Consumo acelera na pandemia
Em 2020, em plena crise sanitária, o mercado cervejeiro brasileiro registrou um aumento de 5,3% em relação a 2019, atingindo 13,3 bilhões de litros vendidos e ficando atrás apenas de China e EUA no volume de vendas global, segundo dados do Euromonitor. O número perde apenas para 2014, ano em que o país sediou a Copa do Mundo. Responsável por 1,6% do PIB brasileiro, esse mercado gera cerca de R$ 21 bilhões em impostos ao ano, mostrando ser um setor de relevância para a economia nacional. O estudo da consultoria revela ainda que os brasileiros consomem, aproximadamente, seis litros de cerveja por mês.