A especialista em Marketing para o turismo Thais Medina participou, na última semana, como palestrante do Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte (RN). Com o tema “Marketing de impacto que transforma destinos”, ela apresentou estratégias de comunicação voltadas à promoção de destinos turísticos, com foco na definição de públicos, posicionamento autêntico e valorização da identidade local.
Thais, que também é CEO da Business Factory, agência especializada em Marketing para o turismo e representação de destinos, destacou a importância da autenticidade na construção de posicionamentos turísticos. “Os destinos precisam se comunicar com verdade e impacto, valorizando sua identidade local e criando conexões reais com os visitantes”, afirmou.
A palestrante abordou a necessidade de os destinos oferecerem experiências organizadas e comercializáveis, transformando-se em produtos turísticos completos. Para isso, o processo de planejamento deve considerar o que se oferece ao visitante de forma clara e objetiva. “É essencial que o turista saiba exatamente o que vai encontrar ao chegar”, destacou.
Tecnologia a favor do turismo
Durante a palestra, Thais compartilhou cases de referência, como o South by Southwest (SXSW) 2025, um dos maiores festivais de inovação, tecnologia, música e cinema do mundo, realizado no Texas (EUA), em março deste ano. Ela trouxe exemplos de como o SXSW utilizou tecnologia e inteligência de dados para personalizar o contato com o público e criar experiências mais relevantes.
A especialista ressaltou ainda outros conceitos aplicáveis ao turismo, como o foco na cocriação com comunidades locais, no diálogo com setores de outras indústrias e no uso da inteligência artificial como ferramenta para encantamento. “Dados são aliados estratégicos. Eles ajudam a compreender o comportamento dos visitantes e a entregar experiências que realmente fazem sentido”, explicou.
Ela também abordou o papel do ambiente digital na construção dessas conexões. Para ela, a presença online de destinos turísticos precisa ser estratégica, com mensagens claras, coerentes e integradas às experiências reais. “O digital potencializa o alcance e fortalece os vínculos. Ele não substitui a vivência, mas amplia a conexão entre marca e viajante”, disse.