Com a classificação brasileira para a Copa do Mundo FIFA de 2018 garantida, o IBOPE Repucom realiza um levantamento inédito sobre a presença digital das maiores seleções de futebol no mundo.
A análise abrange as contas oficias das confederações de futebol que participaram ao menos uma vez da Copa do Mundo da FIFA, e traz as 40 maiores em número de inscritos em suas redes sociais.
Somando os inscritos das plataformas analisadas, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acumula mais de 17,4 milhões de inscrições, ficando atrás apenas da Federação Mexicana de Futebol (F.M.F.), que acumula 17,6 milhões.
Vale ressaltar que a CBF não divulga o volume de inscritos da CBF TV, seu canal oficial no YouTube. Caso a informação fosse divulgada, a diferença para os mexicanos seria menor ou assumiriam a liderança geral do ranking.
Analisando por plataforma, a CBF ostenta a maior página do Facebook, entre as confederações de futebol do mundo (11,8 milhões de curtidas), além da segunda maior conta no Twitter (3,8 milhões de seguidores) e da terceira maior conta no Instagram, com mais de 1,6 milhão de seguidores.
Dentre os destaques do ranking, completam o Top 5 as confederações de futebol: Inglesa (F.A.) com 11,7 milhões de inscrições, Alemã (D.F.B.) e a Francesa (F.F.F.), ambas com 10,5 milhões de inscrições. A Federação Francesa, inclusive, é líder de inscritos no Instagram e no YouTube.
O levantamento também destaca o trabalho da Federação Polonesa de Futebol (P.Z.P.N.) que, embora 16ª posição no ranking geral, possui a segunda maior conta no YouTube com mais de 370 mil inscritos.