Com o avanço do novo coronavírus no Brasil e maior quantidade de pessoas em casa, as lojas
virtuais registraram um aumento de 180% em transações, segundo a ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
De acordo com Felipe
Dellacqua, sócio da VTEX,
multinacional brasileira de tecnologia desenvolvedora de plataformas de
e-commerce com mais de 2.500 clientes no mundo, o enclausuramento da
população tem aumentado a ansiedade das pessoas e, por consequência, o
aumento do consumo por impulso.
“É inegável que a
população enclausurada dentro de casa e trabalhando de forma remota irá aumentar o acesso a internet e principalmente a sites de
comércio eletrônico. Hoje a compra ocorre por dois motivos, uma por necessidade e outra por impulso“, diz Felipe.
Segundo o monitoramento da VTEX, Felipe afirma que, além de um grande aumento nas compras das
categorias de alimentos, farmácia e utensílios domésticos para limpeza, há também um crescimento de compras na categoria de
moda.
“Percebemos um aumento
gigantesco na categoria de moda, que certamente é por impulso, visto que ninguém tem saído de casa para usar suas roupas
novas”, comenta.
Neste momento de crise, o grupo
Soma, detentor de diversas marcas do setor, entre elas Animale, FARM
e Cris Barros, e que tem a plataforma de vendas desenvolvida pela VTEX,
está totalmente focado nas vendas online, já que mais de 200 lojas
físicas do grupo estão fechadas.
Com crescimento de 165% no e-commerce, em março, as vendas já ultrapassaram o mês de novembro do
ano passado, em que o mercado foi aquecido com a Black Friday.
“Desde
o primeiro dia
de crise decidimos proteger as pessoas e fechar todas as lojas antes dos
shoppings e estados anunciaram o fechamento. Colocamos toda nossa
atenção na venda online e hoje a empresa inteira está olhando para esse
canal”, diz Tiago Downsley, CDO do grupo Soma.
Sobre o Grupo Soma:
A história do grupo começa em 2010, com a fusão de duas grandes marcas:
ANIMALE e FARM.
Cheias de personalidade e líderes no segmento de moda feminina, a união
refletiu desde então o propósito de construir marcas que gerem
paixão e sejam inspiração tanto para os seus clientes, quanto para o
mercado.