ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Cashback pode ser ferramenta estratégica para recuperar carrinhos abandonados no e-commerce

Artigos Especiais ABC by Artigos Especiais ABC
26/09/2021
in Artigos Especiais
0 0
Cashback pode ser ferramenta estratégica para recuperar carrinhos abandonados no e-commerce
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Felipe Rodrigues

Desistir de uma compra é algo bastante comum entre os consumidores, independente da aquisição ser realizada no mundo físico ou pela internet. Há uma série de razões que podem levar à desistência de uma compra. Qual de nós nunca pegou um item na prateleira do mercado e minutos depois o devolveu, pois pensou mais um pouco e chegou à conclusão de que não precisava daquele produto naquele momento? Quem nunca navegou por uma loja online, selecionou os produtos que desejava, deixou para concluir a compra em outro momento e nunca mais retornou?

Corriqueiramente, nas lojas online, o consumidor se sente mais “livre” para decidir entre comprar ou não. O relatório anual E-Commerce Radar, por exemplo, aponta que cerca de 82% dos consumidores brasileiros abandonam seus carrinhos nas compras online. Um meta-estudo feito pela empresa Barilliance, que reúne centenas de pesquisas desde 2006 e que foi atualizado em 2020, mostra que a taxa média global de abandono de carrinhos em e-commerces é de aproximadamente 77,73%.

Os fatores que levam à desistência de uma compra e ao consequente abandono do carrinho são diversos. Em 60% dos casos, o valor do frete elevado é o grande responsável. Outras causas são: o aparecimento de custos inesperados – caso do encarecimento de um item em promoção em virtude da cor ou do tamanho escolhidos -, checkouts muito longos e de preenchimento complicado, falta de segurança por parte da loja, etc.

Claramente, ninguém quer perder vendas, especialmente agora em que boa parte das empresas estão em processo de recuperação após o enfrentamento do período mais crítico da pandemia. Assim, além de melhorar os processos internos, negociar valores de frete mais atrativos com os parceiros, trabalhar para que todos os produtos tenham descrição mais clara e boas imagens, aperfeiçoar a comunicação de promoções para não causar frustrações e, logo, a desistência da compra, também é interessante avaliar meios que auxiliem na recuperação dos carrinhos abandonados no e-commerce. Uma sugestão: avalie firmar parceria com uma boa plataforma de cashback.

Imagine que você deseja comprar um novo smartphone. Você acessa algumas lojas, avalia características e valores dos aparelhos e finalmente decide por um modelo específico. Na hora de efetuar o pagamento, no entanto, surge uma demanda urgente no trabalho e na correria a página da loja online é fechada. Pode ser que você não pense novamente no assunto tão cedo. Porém, se algum tempo depois chegar um e-mail à sua caixa de entrada oferecendo 5% de cashback na compra daquele smartphone esquecido no carrinho de compras, você volta a ficar tentado a realizar a compra, não fica?

Sempre haverá consumidores desistindo de realizar suas compras, independente do quanto a equipe da loja online se esmere em tornar a experiência mais rápida, prática e eficiente. Assim, é extremamente inteligente, ter opções na manga para utilizar nesses casos e reacender o desejo de consumo naquele cliente que foi, momentaneamente, distraído em seu processo de compra ou que precisou de mais um tempinho para pensar. O cashback pode ser uma ferramenta muito importante na estratégia de recuperação de carrinhos abandonados de todo e-commerce. Vale estudar o assunto e as melhores formas de aplicá-lo em sua operação!

*Felipe Rodrigues é especialista em e-commerce, fundador e CEO do Meu Dim Dim, plataforma de cashback 100% brasileira – www.meudimdim.com.br

Tags: Artigos Especiaiscashback

Related Posts

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca
Artigos Especiais

Growth e liderança: o papel do CEO no crescimento da marca

...

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade
Artigos Especiais

Retail Media: o ponto de venda como protagonista da nova era da publicidade

...

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Setor industrial demanda marketing técnico para fechamento de negócios

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Até onde as marcas podem ir em busca do engajamento?

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Retail media network: o varejo como protagonista da publicidade digital no Brasil

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Marketing B2B: não vendemos para quem clica. Vendemos para quem influencia e decide

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Transformação digital no PR: estratégia, dados e humanidade

Next Post
Motivação: como garantir que os colaboradores tenham um bom desempenho profissional

Motivação: como garantir que os colaboradores tenham um bom desempenho profissional

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.3k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Sua agência está desenvolvendo alguma campanha para a Black Friday?

Eventos

Mês Atual

junho, 2025

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X