ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Artigos Especiais

Cancelaram o Zé Gotinha!

Protagonista das campanhas nacionais de vacinação, o personagem foi transformado em figurante de eventos políticos

Artigos Especiais ABC por Artigos Especiais ABC
04/03/2021
em Artigos Especiais
0 0
Cancelaram o Zé Gotinha!
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Por Isabel Rodrigues

O Zé Gotinha está completando 35 anos de bons serviços prestados à saúde do Brasil, em especial nas campanhas nacionais de vacinação. É fato que nesse governo, que não dá muita bola para vacinação, o astro tornou-se figurante de raras aparições em eventos políticos. Uma pena! Zé Gotinha, personagem criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa, era um símbolo que cumpria o seu papel de engajar as pessoas, sobretudo as crianças, às campanhas vacinais. Sua estreia se deu numa campanha de imunização contra o vírus assustador da poliomielite. Desde então, Zé Gotinha é sucesso e sua presença nos locais de vacinação faz a alegria de crianças e adultos. Apesar do seu inegável “poder de atração” e da importância da vacinação para a saúde pública, os serviços do astro não têm sido muito requisitados. É de se estranhar!

Um símbolo como o Zé Gotinha não se constrói do dia para a noite. Leva tempo para cair nas graças do público, construir identificação e desenvolver confiança e credibilidade para atrair e engajar os públicos-alvo. Zé Gotinha cumpriu com méritos esta missão e, por essa razão, é um case importante de comunicação, um patrimônio valiosíssimo do Ministério da Saúde. Daí a dificuldade em entender o seu esquecimento ou, como dizem agora, o seu “cancelamento”. É colocar de lado um trabalho criativo, inteligente e árduo, que definitivamente deu certo!

O “passa para trás” no Zé Gotinha, na verdade, não deveria causar nenhum tipo de estranhamento. A atual gestão do Ministério da Saúde, tudo indica, não vê relevância na comunicação. Do contrário, já estariam no ar, desde a chegada do coronavírus no Brasil, campanhas tratando da importância do uso de máscaras, da higienização das mãos, do distanciamento social e dos riscos impostos pela aglomeração; agora, com a chegada das vacinas, sobre a importância da imunização para o cidadão e para a coletividade. Nada, nada aconteceu até agora.

O que temos no momento é uma iniciativa privada, do consórcio de veículos de comunicação, que lançou a campanha Vacina Sim! Com o apoio de artistas, esportistas e líderes de Opinião de distintos setores, a campanha busca convencer os renitentes, por razões diversas, sobre a importância da vacinação e segurança da vacina. Trata-se de uma campanha simples, clara e objetiva, do tipo “para bom entendedor, meia palavra basta!”. E o cidadão brasileiro, majoritariamente como revelam as pesquisas, entendeu que a vacinação é importante para ele, para os que estão ao seu redor e que o imunizante inglês, chinês, indiano ou americano, qualquer que seja a sua origem, não transforma ninguém em jacaré.

Infelizmente por aqui a imunização anda a passos lentos, apesar da reconhecida competência dos brasileiros em campanhas nacionais de vacinação. Faltam vacinas, porém sobram maus exemplos e fake news. Pessoas, algumas delas importantes no cenário nacional, seguem promovendo e participando de aglomerações e, não bastasse, muitos sem máscaras; notícias falsas continuam maldosamente se espalhando como rastro de pólvora pelas redes sociais, enganando e assustando incautos.

O Ministério da Saúde deveria assumir o seu papel de liderança e agir agora, de maneira forte e assertiva, com campanhas de comunicação esclarecedoras, que promovessem a prevenção e alertassem sobre os perigos da desinformação. Ainda dá tempo para esta ação, pois a segunda onda da Covid-19 é na verdade um tsunami, que já produz mortes e infecções em números bem superiores à anterior. O Zé Gotinha, com o seu prestígio junto aos brasileiros, certamente ainda tem muito a contribuir para a imunização de todos, crianças e adultos.

Isabel Rodrigues é Relações Públicas, mestre em Comunicação e Cultura Midiática e professora da FAAP e da Unisantos.

Tags: Artigos Especiais

Posts Relacionados

Oito em cada 10 empresas no ABC não estão preparadas para à LGPD
Artigos Especiais

7 tendências para o pequeno varejo no pós-covid-19

...

Inteligência artificial x Inteligência humana: mais que uma competição, uma cooperação
Artigos Especiais

Inteligência artificial x Inteligência humana: mais que uma competição, uma cooperação

...

Todos os olhares para a experiência: fonte central de inovação e diferenciação competitiva

Todos os olhares para a experiência: fonte central de inovação e diferenciação competitiva

Por que o brand safety tem sido fundamental nas campanhas publicitárias atuais?

Por que o brand safety tem sido fundamental nas campanhas publicitárias atuais?

Como a pandemia modificou os hábitos do consumidor e o modo de vender para sempre

Como a pandemia modificou os hábitos do consumidor e o modo de vender para sempre

Agibank lança Bot50+ para atendimento do público maduro

2021 será marcado pelo atendimento nas redes sociais

O futuro a quem pertence? Como ter um ecossistema digital de sucesso

Ecossistemas Digitais: quais impactos a pandemia trouxe ao universo B2B e B2C?

Como a pandemia acelerou a importância da digitalização

Como a pandemia acelerou a importância da digitalização

Próximo
A importância da representatividade feminina no universo corporativo

A importância da representatividade feminina no universo corporativo

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.9k Assinantes

ABC Trends

  • Murilo Henare, o empreendedor à  frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    Murilo Henare, o empreendedor à frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Os 5 esportistas mais ricos do mundo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ecossistemas e as tendências do B2B em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Vibe Saúde anuncia duas novas contratações nas lideranças de Marketing e Recursos Humanos

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • A-Gandaia, produtora de áudio comemora 3 anos e anuncia novidades, participação em coletânea de remixes da Rita Lee

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

abril, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X