O canal O Reino Infantil, dedicado a criar conteúdo para crianças em idade pré-escolar, acaba de ser contemplado pelo YouTube com um botão de diamante. Esse reconhecimento é oferecido a canais que ultrapassam 10 milhões de inscritos.
O botão se junta a outros quatro recebidos pelos canais infantis da empresa argentina Leader Entertainment, que também conta com El Reino Infantil, La Granja de Zenón e El Reino a Jugar. Somados, a rede conta com mais de 140 milhões de inscritos, com mais de 100 milhões de visitas diárias no YouTube e presença significativa no Facebook, Instagram, Spotify e Tik Tok.
“Essa premiação é um grande reconhecimento pelo trabalho que iniciamos na Argentina, expandimos para outros países e seguimos ampliando. Porém, é também uma enorme responsabilidade, pois sabemos da importância de oferecer conteúdo de qualidade, educativo e divertido para milhões de crianças todos os dias em diferentes partes do mundo”, afirma Roberto “Kuky” Pumar, fundador da Leader Entertainment. “O crescimento expressivo dos nossos canais são um indicativo de que estamos agradando não só os pequenos, mas também seus pais, e esse apoio nos motiva a seguir trabalhando.”
O Reino Infantil ganhou sua versão brasileira em 2014. O canal logo conquistou o público com atrações como A Fazenda do Zenón, Bichikids, Canções do Zoo, A Família Blu e Paco, O Marinheiro. Esses personagens já acumulam mais de 7 bilhões de visualizações. A média no crescimento do número de inscritos nos últimos quatro anos foi de 69% – nesse ritmo, estima-se que o canal atinja a marca de 20 milhões nos próximos dois anos.
Após consolidar o sucesso, O Reino Infantil se associou a outros produtores de conteúdo, como Garden Academy, Hello Kitty, Minituns, Piny Institute of New York, Moriki Doriki, Karl Babies e Los Chocolix.
Além das redes sociais, o conteúdo do canal está disponível em plataformas de streaming, como Amazon Prime Video, Playground e Pluto TV Brasil. A segunda temporada de A Fazenda do Zenón, por exemplo, estará disponível no canal de TV Nick Jr.
Os fãs também podem ficar mais perto de seus personagens preferidos. Como estratégia para fortalecer as marcas O Reino Infantil e A Fazenda do Zenón, a Leader Entertainment firmou parcerias com fornecedores locais para o desenvolvimento de uma linha completa e diferenciada de produtos, com brinquedos, material escolar, itens para festa e vestuário.
PROCESSO CRIATIVO
Para Kuky, a parte mais difícil do processo é criar as melhores canções possíveis. “Ao fim do processo, a equipe tenta criar uma história divertida, que transmita valores e que eduque ao mesmo tempo que entretém”, conta.
A experiência da companhia é de grande ajuda nessa hora. Antes de se tornar uma produtora de conteúdo, a Leader Entertainment acumulou décadas de experiência no mercado fonográfico, o que permitiu saber que canções foram bem-sucedidas em diferentes partes do mundo no repertório infantil. Algumas canções são verdadeiros clássicos atemporais e funcionam para crianças de todas as épocas. Outras, porém, refletem contextos que já não se comunicam tão bem com os tempos atuais. “Trabalhamos muito em canções originais porque vamos acompanhando a preferência dos nativos digitais. Se não fazemos o que eles gostam, eles não nos escolhem tão facilmente”, reflete Kuky.
Cerca de metade das músicas divulgadas no canal é inédita. Algumas tratam de questões bastante contemporâneas, como o uso do celular. Já outras são mais atemporais, como as do personagem Bartolinho, que canta sobre os bichos da fazenda. “Mas também utilizamos músicas de domínio público. Afinal, para as novas gerações, todas são novas. Além disso, os pais e avós gostam de compartilhar o repertório que cantavam quando eram pequenos. É um momento mágico em que as três gerações se juntam em frente ao computador ou tablet para cantar e rir.”
PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS
Além do time criativo, O Reino Infantil conta com pedagogos, psicólogos, sociólogos, professores e diretores de escolas. “São profissionais vitais e de consulta constante para não nos equivocarmos na difícil responsabilidade de nos conectar diariamente com as crianças mais de 100 milhões de vezes”, pondera Kuky.
Vários aspectos do conteúdo são avaliados em conjunto, como audiência, curva de retenção, os ritmos que funcionam melhor, o tom das músicas e os horários mais acessados. “Com essas informações valiosas, traçamos o caminho para as novas canções.”
DESENVOLVIMENTO
Mais do que uma simples diversão, a música ajuda a desenvolver diversos aspectos durante a infância, como a área socioafetiva, cognitiva e psicomotriz. Além disso, o teor das letras transmite valores, amplia o vocabulário e envia mensagens educativas.
As novas gerações têm hábitos bem diferentes de quando os pais eram pequenos. “As redes vieram para ficar e são o meio de comunicação mais importante para muita gente. Assim como antes nos ensinavam a atravessar a rua, agora devemos ensinar as crianças a se comportar nas redes e não exagerar no tempo em frente a telas. Uma vida equilibrada e um bom mix de atividades certamente dará aos pequenos ferramentas para desenvolver o potencial de sua personalidade”, conclui o executivo.