Se, para aproveitar o melhor da vida, as pessoas não dispensam o cinto de segurança ao dirigir, na vida sexual, é preciso fazer o mesmo, usando camisinha. Um motivo? As infecções sexualmente transmissíveis (IST) estarem crescendo no Brasil e no mundo, sobretudo entre os mais jovens. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), são contabilizados diariamente mais de um milhão de casos de doenças curáveis entre pessoas com idade entre 15 a 49 anos ao redor do mundo.
Atenta aos dados, a Unimed Curitiba criou uma campanha para conscientização e estímulo à prevenção das ISTs. Veiculada próxima ao início do Carnaval, época em que mais se fala sobre essas doenças, as peças seguem na mídia e também trazem reflexões a partir de situações cotidianas em que as pessoas estão longe dos dias de folia.
De forma simples, a campanha traz peças e ações que buscam promover a reflexão sobre a importância da prevenção às IST por meio do sexo seguro. “Ao entrar no carro, uma das primeiras atitudes que tomamos é a de colocar o cinto de segurança. Trata-se de um ato que promove a segurança no trânsito. Da mesma forma, queremos estimular o uso da camisinha para o sexo seguro. Em linhas gerais, a proteção precisa ser a principal preocupação, independentemente do período ou da circunstância”, explica Valéria Lopes, supervisora da área de Marketing da Unimed Curitiba.
Além dos materiais informativos, um videocase gravado em uma ótica curitibana, com reações de pessoas reais, que buscam um novo acessório e que primam pela proteção na hora da escolha. Ao entra na ótica, como de costume, os clientes provavam diversos modelos de óculos escuros. Em um dado momento, o vendedor indica um especialista em proteção para oferecer um novo modelo para o cliente e questiona se proteção é algo importante para ele. Nesse momento, entrega uma armação sem lentes e provoca uma reflexão sobre a importância delas para a proteção solar. A atitude causa estranhamento, até o momento em que o vendedor entrega um porta-óculos da Unimed Curitiba com camisinhas dentro e a mensagem: “O hábito de se proteger do sol você já tem. Faça o mesmo com a camisinha”. O resultado foi surpreendente e pode ser visto nas redes sociais da cooperativa curitibana.
ISTs
As ISTs são causadas por mais de 30 vírus e
bactérias e transmitidas, principalmente, por qualquer tipo de relação
sexual desprotegida, ou seja, sem o uso de preservativo. Contudo, elas
também podem ser transmitidas de mãe para filho durante a gestação, no
momento do parto ou durante a amamentação, e também pelo contato de
mucosas, pele e sangue contaminados.
Sífilis, HIV / Aids e hepatites são IST com índices crescentes no país. Mas de acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, gonorreia e HPV também aumentam, especialmente pelo fato de dispensarem notificação obrigatória. De todas, a sífilis é a que mais preocupa. Em 2018, foram 158 mil notificações, o que representa uma taxa de 75,8 casos para cada 100 mil habitantes — em 2017, eram 59,1 casos para a mesma proporção. “Outras doenças também têm aumentado, como as hepatites virais, que podem evoluir para cirrose ou câncer de fígado, que podem levar à morte”, explica o médico infectologista e diretor de Prevenção e Promoção à Saúde da Unimed Curitiba, Jaime Rocha.
Ficha Técnica
Cliente: Unimed Curitiba
Produto: Institucional
Agência: Bronx
Campanha: Carnaval IST
Direção de criação: Alexandre Silveira
Criação: Martin Castro
Atendimento: Stephanie Alló, Gisele Wagner e Monique Lopes
Finalização: Miron Junior
Produtora: FineArte
Aprovação do cliente: Rached Hajar Traya, Valéria Lopes e Bruna Kotaka