Seda celebra uma vitória extraordinária no Cannes Lions 2024, o Oscar da publicidade, ao conquistar três prestigiados Leões com a campanha para sua linha infantil, Juntinhos, “Uma Princesa Puxa a Outra”. Desenvolvida pela SOKO, o projeto levou prêmios na categoria Entertainment (com um 1 Leão em Bronze); Social & Influencer (com 2 Leões em Bronze); além da premiação criada pelo ativismo negro, AYA Awards, na categoria Inclusão da Praia da Diversidade (Prata), e foi concebido em parceria com a Disney, PretaHub, Plano de Menina e a ONG Na Ponta dos Pés.
A agência de comunicação SOKO foi responsável por todo o desenvolvimento da campanha, que teve em seu time uma composição majoritariamente de pessoas negras. “A Princesa e a Coroa representa muito mais do que uma campanha, é um movimento de valorização do cabelo crespo e da identidade negra. Ser reconhecido internacionalmente é um reflexo do poder e da relevância dessa nossa narrativa”, comenta João Souza, Creative Leader na SOKO. O time de criação também contou com Vinicius Chagas, Ingo Silva, Gabriela Moura, Myrian Cipriano, Eduardo Freitas e Jessica Borges.
O projeto que tem o propósito de levar diversidade, beleza e autoestima para meninas e mulheres ao redor do país encantou os jurados de Cannes. “Pessoas negras precisam contar sua própria história. Isso tem muito significado quando olhamos para uma campanha cujo objetivo é conversar com crianças negras a partir de seus cabelos crespos, sobre vivências, afeto e ancestralidade. Foi um desafio pensar uma estratégia de PR que não a transformasse em mais uma história única quando falamos desta população. Por isso buscamos criar conversas plurais, que resultaram em uma trend que correu o mundo. Esses Leões são um prêmio coletivo, não só do time, mas de todos os nossos”, reforça Fabiola Ribeiro, Broadcast Leader na SOKO – que também contou com a participação de Fabiane Abel, Luisa Marcomini, Nanna Galli, Jossiani Braga e Caique Jota no time.
O time composto por boa parte de pessoas negras na liderança e em cargos estratégicos, foi fator essencial para refletir em uma história que une autenticidade e sensibilidade. “Como Content Manager da campanha, tive a missão de levar pro digital uma história que impacta a vida de mais da metade da população brasileira: os afetos que atravessam a relação das pessoas negras com seus próprios cabelos. Ler os depoimentos de cada pessoa nos posts fazia eu entender o caminho que estávamos seguindo. Eu só não imaginava que eles me levariam até 3 Leões em Cannes. E poder estar aqui, pela primeira vez, faz tudo se conectar ainda mais”, celebra Thais Borges, Content Manager na SOKO.
A estratégia, conduzida unicamente por pessoas pretas, foi liderada por Jaqueline David e, na sequência, por Wallan Firmo e Joaquim Trajano, com a liderança de Ana Cortat. “Esse trabalho é a sequência de uma história que veio antes de nós. Uma história sobre sonhos e possibilidades para crianças negras, escrita por um time majoritariamente negro. Um projeto brasileiro sobre cabelos crespos que foi reconhecido com um dos prêmios mais importantes da publicidade mundial e, através da Disney, tem um potencial enorme de trazer novos símbolos para o nosso imaginário. É uma honra fazer parte dessa iniciativa ao lado de tantas pessoas que estão transformando a nossa cultura, como Preta Hub, Plano de Menina e Projeto na Ponta dos Pés”, afirma Joaquim Trajano, Strategy Group Director na SOKO.
O projeto ainda contou com a participação de outros membros do time SOKO, como Louinnie Dandara, Gabriela Amorim, Kimani Santos, Sarah Barros, Evilane Justo, Carolina Daniel, Gabriela Rodrigues, Ana Cortat, Joaquim Carvalho, Wallan Firmo, Jaqueline David, Rafael Ziggy, Renata Cintra, Verena Neves, Juliana Pereira, Renata Franceschi, Lilian Goulart, Larissa Kubo, Brenda Colautti, Elisa Celia, Tatiana Lima, Mariana Cordeiro, Keid Sammour, Gabriella Brum, Matheus Facci, Rany Higa, Guilherme Horácio e Keilla Conti.