As marcas já entenderam o quanto é valioso e essencial conhecer o seu público e estão cada vez mais em busca de oportunidades para se relacionar com o consumidor. Para o Burger King®, essa é a melhor estratégia. Em 2022, a marca teve a experiência de cocriação com os membros da sua comunidade na plataforma da Ecglobal, empresa do Ecossistema Haus do Grupo Stefanini, e realizou uma mudança simples de nomenclatura do serviço de compra e retirada de produtos, mas que faz diferença na experiência do cliente no aplicativo da empresa.
Perto de completar um ano, a Comunidade BK do Seu Jeito tem mais de 2.700 participantes de 18 a 44 anos de diversos estados. Béka, a embaixadora da marca, promove o relacionamento deles com a Burger King® por meio de conversas diárias orquestradas por conteúdos e atividades interativas.Um dos tópicos propostos foi alteração do nome do serviço de compra pelo app e retirada de produtos nas lojas. Segundo a marca, o BK Express, nome criado em 2018, não transmitia 100% o que era oferecido.
Durante três meses, foram realizados estudos na comunidade e detectada uma oportunidade de obter dados acionáveis em pesquisas com os membros para sugestões e percepções sobre o canal. A partir de uma coleta de insights vindos desta e outras fontes, foram pré-definidos três nomes e Clique e Retire escolhido entre eles.
“O marketing de comunidade da Ecglobal é uma rede social com recursos de pesquisa de mercado, que reúne o conceito de gamificação em um ambiente exclusivo para conversas com pessoas engajadas com a marca e com vontade de colaborar, como foi no caso de BK e também ocorre com nossos demais clientes”, afirma Luana Brito, coordenadora de marketing da empresa.
“Para o Burger King®, ter um resultado que expressa a voz do cliente foi essencial. Com iniciativas como essa, mostramos que ouvimos nossos consumidores e como eles são importantes para nossas decisões de negócio e para o processo de cocriação. É uma relação muito valiosa fortalecida pelo marketing de comunidade e outras ações que definimos com uma escuta ativa dos nossos clientes”, ressalta Nathália Cordeiro, cargo de Reputação & Insights da rede de fast food.
Algumas interações da Comunidade BK do Seu Jeito podem ser conferidas a seguir.