A tecnologia tem sido uma grande aliada do agronegócio. Pensando nessa fatia de mercado e nas inúmeras soluções inovadoras em nuvem, que podem contribuir com o crescimento do setor, a dataRain, empresa parceira AWS, anuncia um novo account manager para agronegócio: Bruno Barros. O executivo, responsável por difundir esses recursos, especialmente no interior de São Paulo, ficará baseado em Ribeirão Preto, a capital brasileira do agronegócio.
Bacharel em Administração e cursando MBA em Marketing Estratégico, Barros chega com a missão de incentivar a transformação digital dentro do segmento, que é responsável por 26,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. “Há um universo de possibilidades e soluções fundamentais para o agronegócio, com base em Data Analytics, Machine Learning e Inteligência Artificial, por exemplo. Minha expectativa é intensificar este uso para que as empresas, de fato, consigam usufruir o melhor que a nuvem tem a oferecer e mostrar as vantagens dessa usabilidade aos que ainda não conhecem”, comenta.
Entre as aplicabilidades, estão o acompanhamento das mudanças climáticas, monitoramento da lavoura para detecção e combate às pragas, programação para irrigação automática, a operação autônoma de máquinas agrícolas e a telemetria, que permite a coleta remota de informações, garantindo um raio-x completo de toda a operação, auxiliando uma produção sustentável e capaz de entregar resultados mais expressivos de cultivo e colheita.
Barros desmistifica a ideia de que tudo isso pode demandar altos investimentos na aquisição de computadores ou redes e de que se trata de algo difícil de aplicar. “Quando falamos em nuvem, falamos de uma vasta gama de soluções que podem ser moldadas, visando atender à necessidade de cada produtor. Um conceito muito interessante é a elasticidade, a capacidade de dimensionar a estrutura de acordo com a demanda. Além disso, dispensa o investimento em centros de processamento ou redes. Para aproveitar os benefícios do cloud computing, basta apenas uma conexão com a internet”.
Para o executivo, o mercado está preparado para a adesão e intensificação do uso da nuvem. “O Brasil é líder em agronegócio e um dos países que mais investem em tecnologia para o segmento. Claro que ainda temos algumas barreiras a serem superadas, como a de conectividade em lugares mais afastados, mas, assim que conhece os benefícios da tecnologia para o agronegócio, o produtor percebe a eficiência e passa a tê-la como uma aliada para enfrentar as adversidades inerentes ao setor”, finaliza.