A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, reforça, no Dia Mundial da Água, seu compromisso de reduzir o indicador de consumo do recurso natural em 13% até 2025. Para alcançar esse objetivo, a companhia conta com uma série de iniciativas nacionais e globais em prol dessa agenda, como projetos de reaproveitamento de água, engajamento de colaboradores em campanhas de redução e aplicação de novas tecnologias para o tratamento dos efluentes.
“Aqui na BRF, atitudes sustentáveis fazem parte da nossa essência e norteiam todas as nossas iniciativas. Levamos o tema água muito a sério e contamos com ações para uso inteligente da água, esse recurso fundamental para o nosso processo”, analisa Mariana Modesto, diretora de Sustentabilidade da BRF.
A unidade de Mineiros (GO), por exemplo, participou ativamente da Campanha pela Redução do Consumo de Água, realizada no fim do primeiro semestre de 2021, e registrou uma economia de 112.382 milhões de litros em apenas um mês, o que seria suficiente para encher 102 piscinas olímpicas.
A BRF também conta com boas práticas de gestão de água na região Sul. Por meio da campanha ‘Se Liga, Economiza’, a unidade catarinense de Campos Novos reduziu 1,67 milhão de litros de água em 2021, com uma média de 139,1 mil litros por mês. Uma parcela do consumo de água é reaproveitada e utilizada em atividades como transporte de resíduos em calhas e reuso do insumo em equipamentos que não precisam de água potável. Em Toledo (PR), a fábrica local registrou redução do consumo médio mensal de 52 milhões de litros no segundo semestre do ano passado em comparação ao primeiro semestre do mesmo ano.
“Somos uma Companhia preocupada em proporcionar um futuro melhor para o planeta. Preservar o meio ambiente e ser ecoeficiente é uma das ambições do nosso Plano de Sustentabilidade, que viabilizamos por meio dos nossos compromissos. Trabalhamos para inovar e encontrar soluções sustentáveis para nossa atividade”, explica Mariana.
Iniciativas globais
Em suas operações internacionais, a BRF conta também com relevantes iniciativas. Tanto na unidade da Turquia quanto nos Emirados Árabes Unidos, nas fábricas de Kizad, Bandirma, Elazig e Izmir, a Companhia atua com um sistema de monitoramento para rastrear diversos pontos de consumo de água de forma detalhada e eficiente.
Na Turquia, a BRF atualmente reutiliza aproximadamente 30% da água tratada em suas operações e na unidade de Kizad, em Abu Dhabi, chega a 33%. Por meio de um sistema de osmose reversa, que purifica o recurso com padrões de potabilidade, as fábricas estão reutilizando a água em seus processos de refrigeração e na irrigação dos jardins, sendo possível até, no caso da Turquia, a reutilização no processo de produção.
A iniciativa está proporcionando à operação na Turquia uma redução de consumo de 788.000 metros cúbicos de água ao ano, e na unidade de Kizad uma redução de 53.000 metros cúbicos ano, gerando uma economia de US$ 160 mil/ ano.
“Fica claro que a adoção de tecnologias inovadoras traz, além do ganho financeiro, um impacto positivo no meio ambiente, e no caso de nossas operações internacionais, na melhor gestão e uso consciente da água, ainda mais em um país que foi construído em meio ao deserto, como os Emirados Árabes Unidos”, afirma Christine Maziero, diretora de Operações Internacionais da BRF.