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Brasileira de tecnologia, Luby monta experiência dentro do metaverso para desfile da New York Fashion Week

Convidados exclusivos da marca Vivienne Tam terão acesso à vivências como red carpet, main stage, backstage e entrada VIP a ambientes com NFT

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
09/02/2023
in Digital
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Brasileira de tecnologia, Luby monta experiência dentro do metaverso para desfile da New York Fashion Week
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Entre amanhã e o dia 15, rola mais uma edição do New York Fashion Week, um dos maiores eventos de moda em escala mundial. E de forma inédita, a cerimônia contará com a participação de uma empresa brasileira de tecnologia. Isso porque, trazendo uma vivência do mundo tecnológico atual, a Luby Software, especializada em transformação e construção digital, levará a experiência de um desfile dentro do metaverso.

Em parceria com as norte-americanas Vatom e Propy, especialistas em NFT (Non-fungible Token que, em tradução livre para o português, significa tokens não fungíveis) e metaverso, a brasileira desenhou a experiência para a designer chinesa Vivienne Tam. O desafio da marca era replicar o desfile no NYFW dentro do metaverso, mas com deadline muito curto, como conta o head of Gaming da Luby, Arthur Silva Aguiar.

No escopo, desenvolvido em duas semanas, ficou a reprodução do metaverso em dois ambientes do desfile: o red carpet, famoso tapete vermelho, e o main stage.

Ponte entre o mundo virtual e o reino material

Com a ideia de fazer uma ponte entre o mundo virtual e o reino material, a estilista chega com a sua mais nova coleção, como ela mesmo denomina, olhando para o metaverso: presente, passado e futuro.

Em entrevista ao jornal chinês Jing Daily, Vivienne comentou sobre essa nova experiência tratar-se de um componente físico em que as gerações mais novas abrem espaço para conversar e criar oportunidades com a gerações mais velhas. “Podemos compartilhar os dois caminhos. O passado, presente e futuro podem aprender uns com os outros. Vejo a marca Vivienne Tam como sendo a ponte entre dois mundos: velho mundo, novo mundo; mundo físico, mundo virtual”, diz.

E foi exatamente o que o projeto permitiu. Se por um lado a estilista leva costuras e bordas que imprimem avatares e uma coleção que combina gêneros e gerações, do outro, a Luby levou a vivência futurística.

De acordo com o Arthur, a empresa brasileira montou o main stage do metaverso, alocando telas com streams do feed ao vivo do evento. “Além disso, incluímos portais que permitem a interação entre o ambiente físico e virtual e montamos o registro dos convidados em cima da plataforma da Vatom, customizado de acordo com o que foi pedido pela marca VivTam”, complementa. Apenas e-mails registrados podem entrar no ambiente.

Por outro lado, os convidados também terão a experiência do red carpet. Em volta dele, o head explica que a Luby implantou um espaço para fotos, o step in repeat, que dá acesso exclusivo ao VIPs, pelos primeiros 30 minutos. “O cenário também conta com vídeos do desfile de 2022 e um feed de transmissão aos cuidados da Luby”, comenta. A empresa brasileira ficará responsável pela transmissão no metaverso.

Ademais, a cerimônia também contará com uma tokenização. Os participantes do evento ganharam uma NFT, a POAP: Proof of Attendance Protocol. Por meio dela, os VIPs terão uma versão exclusiva que ainda dá acesso às áreas bloqueadas do evento no metaverso.

Tecnologias e skills em alta

Enquanto a Vatom providenciou a plataforma e a Propy modelos 3D, a Luby ficou aos cuidados da estratégia de gamificação, configuração da plataforma e experiência 3D. Arthur cita ainda que um desenvolvedor na área de games, um game ilustrador e um PM (project manager) cuidaram do processo pertinente à empresa brasileira.

“Recebemos esta demanda já com uma deadline curto em vista. Mas todo o grupo trabalhou em conjunto para fazer acontecer. Nós tínhamos um objetivo de trazer a lendária experiência da Fashion Week para um ambiente 3D interativo, e foi o que fizemos, com algumas liberdades poéticas é claro”, detalha o head.

Arthur não deixa de citar que, todo feedback, tanto da Vivienne quanto de todo o time, foi imprescindível para o sucesso da empreitada. “Essa relação com o cliente é algo que cultivamos e temos na Luby como um todo. Além do grande desafio de gerenciar diversos times multiculturais e plurais nesta jornada, fico muito grato pela experiência e aprendizado”, finaliza.

Tags: DigitalLuby

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