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Brasil em muitas faces: como as diferenças regionais impactam estratégias de marketing e vendas?

Pesquisa da MindMiners revela que 77% dos brasileiros sentem orgulho de sua identidade nacional, mas valorizam marcas que reconhecem particularidades regionais

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
06/05/2025
in Pesquisas
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Brasil em muitas faces: como as diferenças regionais impactam estratégias de marketing e vendas?
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Em um país de dimensões continentais como o Brasil, ignorar as particularidades culturais e os costumes regionais pode ser um erro fatal para estratégias de marketing e vendas. É o que revela a pesquisa “Brasilidades: Quantos Brasis cabem no Brasil?”, realizada pela MindMiners com 2.400 brasileiros, homens e mulheres, acima dos 18 anos, de todas as regiões do país e das classes ABC.

O estudo, que buscou mapear o sentimento de identidade nacional e como ele se conecta com decisões de consumo, apresenta dados relevantes para profissionais de marketing: 77% da população sente orgulho de ser brasileira de alguma forma. Esse orgulho é principalmente impulsionado pela alegria, resiliência e solidariedade da sociedade (56%), seguido pela natureza e turismo (46%), cultura e identidade (36%), gastronomia (36%) e histórias e patrimônios (24%).

“Entender o que conecta os brasileiros com sua identidade nacional e, ao mesmo tempo, reconhecer as particularidades de cada região é fundamental para estratégias de marketing realmente eficazes e capazes de gerar conexão verdadeira com o público-alvo das marcas”, explica a CMO da MindMiners, Danielle Almeida.

As marcas queridinhas do Brasil 

O levantamento revelou que 51% dos brasileiros acreditam haver marcas que representam bem o Brasil como um todo. Entre as mais citadas, destacam-se: Natura (10%), Havaianas (7%), Petrobras (6%), Guaraná Antarctica (2%) e O Boticário (2%).

“O destaque dessas marcas no ranking revela o poder da consistência ao longo do tempo. São marcas que há décadas fazem parte da vida dos brasileiros — presentes em rituais, lembranças e histórias pessoais. Essa presença duradoura, aliada à valorização da cultura nacional e ao compromisso com causas sociais e ambientais, fortalece uma conexão emocional genuína. Elas não apenas vendem produtos, mas representam um Brasil que as pessoas reconhecem, sentem e confiam”, destaca Almeida. 

Para o especialista em tecnologia e Martech líder na Keyrus, Lucas Monteiro, em um país como o Brasil, criar uma estratégia de venda única tem poucas chances de atender a todos os públicos. “É necessário que as marcas e os profissionais conheçam as regiões do país, realizem visitas às localidades, façam seu estudo de campo de forma séria”, afirma.

Erros comuns no lançamento de produtos

Um dos maiores erros de empresas que desejam lançar produtos no Brasil é desconsiderar as peculiaridades regionais. Conforme o levantamento, 48% dos brasileiros comprariam mais produtos de marcas que representam melhor suas regiões e culturas.

“Um dos maiores erros é lançar um produto sem adaptar a oferta às características regionais do Brasil. Estas podem ser características culturais, demográficas, até mesmo climáticas”, aponta Monteiro. Ele exemplifica com uma marca de alimentos que adaptou campanhas e embalagens para as festas de São João nas regiões Norte e Nordeste, estratégia que não faria o mesmo sentido no Sul e Sudeste, onde a data tem menor representatividade cultural.

Thiago Muniz, professor da Fundação Getulio Vargas (FGV), especialista em vendas e CEO da Receita Previsível, aponta um desafio crucial no lançamento de produtos. “Muitas empresas cometem o erro de lançar produtos sem um orçamento definido para marketing, vendas e suporte ao cliente. Frequentemente, a área de sucesso do cliente só é acionada quando surgem reclamações, o que é tarde demais. Como resultado, perdemos clientes sem entender os reais motivos da desistência. Um planejamento financeiro completo, que inclua recursos para acompanhamento contínuo da experiência do cliente, é essencial para o sucesso do produto no mercado”, afirma. 

Para Muniz, um grande desafio das estratégias de marketing atual não está na criação de conteúdo, mas na diferenciação em meio ao ruído digital. “Se observarmos a primeira página do Google para qualquer termo relevante, encontraremos resultados extremamente semelhantes entre si. No final do dia, uma estratégia brilhante no papel vale pouco se não houver um plano concreto para operacionalizá-la em cada canal específico, considerando suas particularidades e desafios. É essa execução adaptada que separa as empresas que apenas fazem marketing das que realmente conquistam mercado”, conclui o especialista.

“No cenário atual de negócios, observamos um padrão preocupante: empresas lançam produtos apenas porque concorrentes o fizeram, aumentam preços seguindo o mercado e priorizam volume de vendas em detrimento da qualidade da relação com o cliente,” afirma Eduardo Augusto, CEO da IDK, consultoria especializada em tecnologia, design e comunicação. 

De acordo com o especialista, existe uma expectativa irreal de que ferramentas de inteligência artificial resolverão todos os problemas e atrairão clientes automaticamente. “Precisamos entender que tecnologia, em qualquer contexto, é um meio e não um fim. Ela deve potencializar estratégias bem fundamentadas de relacionamento com o cliente, não substituí-las”, pontua.

Qual é o diferencial das marcas de sucesso? 

O que têm em comum marcas como Natura, Havaianas e O Boticário? As campanhas de comunicação dessas marcas representam tipicamente o país com suas características diversas. A própria identidade das marcas, seu posicionamento e até elementos visuais que compõem o brand book trazem referências que remetem ao Brasil e à natureza.

Segundo Eduardo Augusto, o diferencial está na forma como se comunicam. “Eu não me lembro de ver um comercial na TV onde o Boticário mencionasse preços, promoção ou queima de estoque. O foco deles é e sempre foi no momento e na presença ativa na memória dos seus consumidores”, declara.

Lucas Monteiro complementa que “essas marcas se conectam emocionalmente com os consumidores, indo além do produto. Natura, por exemplo, usa ingredientes locais e se comunica de maneira autêntica com o público, gerando um senso de pertencimento. Já Havaianas conseguiu, ao longo dos anos, se manter relevante e manter um vínculo com várias gerações, sempre inovando sem perder a sua identidade.”

Os 4Ps do marketing sendo revisitados 

Eduardo Augusto propõe uma atualização nos tradicionais 4Ps do Marketing, onde o último “P” seria de Presença. “Nos últimos anos, focamos excessivamente em métricas de conversão imediata e siglas do marketing digital que medem apenas resultados de curto prazo. Nesse processo, perdemos a visão do cenário completo e subestimamos o valor da presença constante da marca na mente do consumidor”, explica.

Segundo ele, essa presença de marca é especialmente relevante para as novas gerações de consumidores. “Elementos como branding, posicionamento estratégico e campanhas que comunicam valores e propósitos têm papel fundamental no funil de vendas para a geração Z. Esses jovens consumidores simplesmente não se engajam com marcas que não demonstram um propósito autêntico na sociedade”, complementa Eduardo Augusto.”

A pesquisa da MindMiners confirma essa percepção: para 67% dos respondentes, as marcas deveriam ter mais responsabilidade na sociedade. Este dado reforça a importância de estratégias de marketing que não apenas reconheçam as particularidades regionais, mas também se comprometam com valores autênticos e propósitos claros – combinação que parece ser o segredo das marcas mais queridas.  

Tecnologia como aliada da diversidade regional 

A revolução tecnológica tem transformado fundamentalmente a maneira como as marcas compreendem e se conectam com a diversidade regional brasileira. Kenneth Corrêa, palestrante, especialista em IA, professor da FGV e autor do livro “Organizações Cognitivas –  Alavancando o Poder da IA Generativa e dos Agentes Inteligentes”, destaca como as novas ferramentas estão permitindo uma compreensão mais profunda do consumidor brasileiro em todas as suas nuances.

“A IA Generativa tem revolucionado nossa capacidade de criar conteúdo que de fato representa a diversidade brasileira. Podemos gerar imagens de pessoas com características regionais diversas, superando os bancos de imagens tradicionais que costumavam apresentar modelos com aparência europeia. A Avon já utiliza essas ferramentas para criar campanhas mais inclusivas e representativas”, explica Corrêa.

O especialista aponta que o arsenal tecnológico à disposição dos profissionais de marketing cresceu significativamente. O social listening, com ferramentas como Stilingue ou HiPlatform, permite monitorar menções e sentimentos sobre marcas em tempo real, captando as particularidades regionais nas conversas online. Já a análise de tendências de busca no Google Trends possibilita identificar padrões de interesse específicos de cada região antes mesmo que os consumidores expressem essas preferências abertamente.

Na prática, essas tecnologias estão revolucionando o processo criativo. “No cotidiano da área criativa de minha agência de marketing, por exemplo, utilizamos ferramentas como Claude e Perplexity para analisar documentos de pesquisa e criar diferentes personas virtuais que representam clusters regionais de consumidores. Isso permite testar como diferentes perfis de brasileiros reagiriam a determinados conteúdos antes mesmo de lançá-los”, complementa Kenneth.

Esta abordagem tecnológica para compreender as diferenças regionais não apenas melhora a eficácia das campanhas, mas também contribui para um marketing mais autêntico e representativo, capaz de dialogar com a verdadeira diversidade do país. 

Tags: pesquisasvendas

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