A Central de Outdoor, maior associação de mídia OOH do país e uma das cinco maiores do mundo, será representada na coordenação do Comitê de Associações da América Latina da ALOOH (Associação Latino-Americana de Out-of-Home) por Fabi Soriano, diretora executiva da Central de Outdoor, e Valério Junkes, vice-presidente da Associação. A presença de dois dos principais nomes da entidade reforça o papel de liderança do Brasil no setor e reconhece o trabalho consistente que a Central tem desenvolvido nos últimos anos, tornando-se referência para associações de outros países, fortalecendo o setor e ampliando o intercâmbio de boas práticas.
Esse protagonismo se justifica pela expansão vivida pelo mercado brasileiro de OOH. Em 2023, o segmento movimentou R$2,5 bilhões em investimentos publicitários, segundo o CENP Meios, e consolidou-se como o terceiro principal meio de comunicação do país, com 10,8% de participação no bolo publicitário nacional, ficando atrás apenas da televisão aberta e da internet.
O comitê é uma iniciativa da ALOOH para promover a integração e o desenvolvimento das associações de mídia OOH nos países latino-americanos, discutindo estratégias, desafios e oportunidades para o setor e conta com a participação de 11 países da América Latina. A participação de líderes regionais tem sido fundamental para consolidar o papel da mídia Out of Home em um mercado que está em constante evolução, especialmente com a expansão das tecnologias. Esse comitê também funciona como um intercâmbio global de boas práticas, conectando experiências de diferentes mercados, visando a evolução do setor em nível internacional. A coordenação brasileira chega para agregar com sua experiência em inovação, associativismo e crescimento sustentável.
Guillermo De Lella, vice-presidente da ALOOH, destaca a relevância da coordenação brasileira no comitê. “Contar com Fabi Soriano e Valério Junkes à frente deste grupo nos dá acesso direto a uma visão estratégica de quem lidera o maior mercado da região. Essa troca é essencial para identificarmos oportunidades comuns e desenvolvermos soluções coletivas que beneficiem toda a América Latina”.
A importância do Brasil nesse contexto é inegável. O país tem se destacado pelo volume de investimento e alcance. De acordo com o estudo Inside OOH 2023, 89% da população brasileira é impactada pela mídia OOH, tornando-a o segundo meio mais consumido no país. Em regiões como Recife, Fortaleza, Rio de Janeiro e Distrito Federal, o OOH lidera como principal meio de exposição publicitária.
O profissional também ressalta a importância da atuação colaborativa. “Um dos nossos maiores desafios é alinhar realidades tão diversas dentro da América Latina, e o Brasil, com sua experiência de inovação e capacidade de adaptação, tem muito a contribuir para que possamos construir parâmetros regionais consistentes, respeitando as particularidades de cada país”.
A diretora executiva da Central de Outdoor, Fabi Soriano, reforça que o convite da ALOOH é resultado de um trabalho coletivo de impacto realizado pela associação: “Este foi um convite que nos deixou felizes e honrados. O trabalho que a Central de Outdoor tem realizado nos últimos anos é uma referência para as associações regionais. Nos últimos 5 anos, a Convenção Central teve um aumento de mais de 200% em número de participantes e a associação cresceu 120% em número de associados. Esse engajamento reflete um trabalho consistente e relevante para o setor. Somos referência hoje porque fizemos um trabalho sério, estruturado e colaborativo. A ALOOH nos chamou para contribuir porque enxerga esse valor e quer que a gente ajude outras associações a se fortalecerem também. Nossa jornada é sobre compartilhar o que deu certo e seguir crescendo juntos”.
Para Valério Junkes, vice-presidente da associação, a liderança no comitê consolida o Brasil como polo de inovação e desenvolvimento do OOH na América Latina. “A chegada da Central de Outdoor à direção do Comitê de Associações da ALOOH é uma oportunidade única para compartilharmos nossas conquistas e desafios, ao mesmo tempo em que aprendemos com as experiências de outros mercados latino-americanos. É fundamental levar nossa experiência de 47 anos como associação, com cases de sucesso e aprendizados acumulados, para fortalecer o setor na região”.
Valério também destaca a dimensão do mercado brasileiro. “O Brasil é um país continental, com uma diversidade enorme e o maior volume de investimento publicitário da América Latina. Isso traz oportunidades gigantes, mas também grandes desafios. Nossa capacidade de adaptabilidade e o DNA associativista da Central de Outdoor são diferenciais que nos colocam como referência na região.”
Além de liderar o Comitê de Associações, a Central de Outdoor também vai participar do Foro ALOOH 2025, que acontece entre 04 e 06 de novembro, na Guatemala, reafirmando seu compromisso com a evolução do mercado out of home e com a consolidação do setor em um contexto global.