O Bragantino, clube do interior de São Paulo, está de volta à elite do futebol paulista no ano de 2018 depois de dois anos disputando a Série A2 do estadual. Com o retorno, o clube, que completou 90 anos na última segunda-feira, dia 8, busca agora montar um time competitivo para se manter na primeira divisão.
Para montar um elenco, qualquer clube precisa de dinheiro. Com os times pequenos e do interior, a melhor forma de conseguir isso é através dos patrocínios na camisa, e o Bragantino inovou na busca por novos patrocinadores.
O clube de Bragança Paulista lançou uma campanha para que os patrocinadores interessados possam pagar o time. E a inovação está no fato de que o Bragantino será a primeira equipe no futebol brasileiro a aceitar o pagamento de patrocínio em bitcoin.
Bitcoin é uma moeda virtual muito utilizada para transações na internet (inclusive na deep web) e até mesmo serve como investimento, já que um bitcoin custa cerca de R$ 48.500 (de acordo com a cotação no momento da publicação desta matéria).
Ao redor do mundo, o único clube que fez algo parecido com a iniciativa do Bragantino foi o Real Madrid, que anunciou que a partir de fevereiro de 2018 aceitará bitcoins como forma de pagamento de ingressos para as partidas. O clube paulista estipulou que a cota de patrocínio mínima é de um bitcoin (R$ 48.500).
O Bragantino disputará o Paulistão 2018 no Grupo A, ao lado de Ituano, Linense e Corinthians. Na primeira fase o time enfrentará Palmeiras, Santos e São Paulo, e para essas partidas o clube tem alguns patrocínios pontuais acertados, mas nenhum deles pago em bitcoin.
Além do Campeonato Paulista, o clube de Bragança disputará em 2018 a Série C do Campeonato Brasileiro pela segunda vez consecutiva. Em 2016 o clube foi rebaixado da série B para a C e em 2017 não conseguiu o acesso.