ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
Nenhum resultado
Visualizar tudo
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Comunicação Campanhas

Bradesco aborda assédio contra mulheres em campanha

Filme mostra a iniciativa do banco para tornar as respostas da Inteligência Artificial, a BIA, mais contundentes frente a agressões

por Da redação ABC da Comunicação
06/04/2021
em Campanhas
0 0
Bradesco aborda assédio contra mulheres em campanha
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

Em 2020, a BIA, Inteligência Artificial do Bradesco, recebeu em torno de 95 mil mensagens de ofensas e assédio sexual. Ainda que ela não seja uma mulher real, essa constatação revela uma realidade que as mulheres enfrentam. Em campanha que estreou ontem (05/04), no intervalo do Jornal Nacional, o Bradesco mostra agressões verbais reais sofridas pela BIA e quais eram as respostas dadas. As interações são representadas por meio de locuções em off e projeções em paredes. Em seguida, o filme mostra a mudança de tom das respostas da BIA, posicionando-se de forma contundente contra o assédio. 

Anteriormente, quando a inteligência artificial do banco recebia algum xingamento, a resposta era passiva: “Não entendi, poderia repetir?”, em uma tentativa da pessoa mudar o tom da pergunta. A partir de agora, o posicionamento torna-se mais direto, forte, sem subserviência ou passividade. “Essas palavras não podem ser usadas comigo e com mais ninguém” e “Para você pode ser uma brincadeira. Para mim, foi violento” são algumas das novas devolutivas da inteligência artificial do banco. A ação está alinhada com a iniciativa “Hey Update My Voice”, da UNESCO. 

Apesar das interações acontecerem de forma online com a BIA, a campanha traz mulheres de verdade no filme, representando todas aquelas que sofrem assédio no dia a dia. No começo, elas estão tristes e indignadas com as ofensas. Depois, conforme as novas respostas aparecem, as mulheres sentem-se respeitadas e fortalecidas. 

A campanha ilustra o trabalho de meses, envolvendo os times de RH, Marketing e Tecnologia do Bradesco, em linha com movimentos corporativos mais amplos, como o #AliadosPeloRespeito e as frentes de Recursos Humanos com a Universidade Corporativa Bradesco (Unibrad), com ações e posicionamentos que provocam  reflexões sobre gênero, etnias, pessoas com deficiência e LGBTI+. 

“Através dessa iniciativa, o Bradesco amplifica ainda mais as vozes da sociedade e joga luz sobre um tema que precisa ser combatido com coragem, sem hesitação, promovendo atitudes mais respeitosas frente a situações de assédio”, comenta o diretor de Marketing do banco, Márcio Parizotto.  

A campanha também prevê anúncios, OOH, ativações nas redes sociais com vídeos de funcionárias do Bradesco mostrando os bastidores do projeto e uma landing page com o manifesto do posicionamento, conteúdos sobre as diversas formas de assédio, canais de denúncia e projetos sobre o tema.  

Ao longo da semana de lançamento, o banco fará ainda uma ação no Twitter, convidando as inteligências artificiais de outras marcas para se juntarem a este movimento de combate ao assédio. 

No dia 8, no YouTube do Bradesco, haverá uma live com Rita Batista como host e convidadas como a atriz Glamour Garcia e a psicanalista Vera Laconelli, debatendo seus pontos de vista e dando dicas de comportamento contra o assédio. 

Além disso, influenciadoras foram convidadas para gravar uma temporada de podcasts, que terá Mariana Torquato como host. O objetivo é promover conversas a respeito do tema e mostrar como as IAs estão mudando para combater essa violência, incentivando que mulheres se unam para fazer o mesmo. Os podcasts vão ao ar a partir de 26 de abril no Spotify.  

De acordo com a diretor de Recursos Humanos do Bradesco, Juliano Marcílio, a campanha com a BIA faz parte de uma iniciativa muito maior do banco, que já acontece há alguns anos, no combate à violência contra a mulher. “São diversas ações, como a adesão aos Princípios de Empoderamento Feminino, ao movimento He for She da ONU Mulheres, à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, à Unstereotype Alliance, a assinatura da Convenção Coletiva Aditiva sobre Violência Doméstica e Familiar com a Mulher e a parceria com o Instituto Maria da Penha. Ampliamos a cada dia nossas ações educacionais com atitudes e o compromisso genuíno para a construção de uma sociedade madura e respeitosa”, comenta.  

Dentro de casa, as iniciativas ganharam até um lema: “Violência contra a Mulher. É da nossa conta” e marcam o compromisso do Bradesco em desenvolver e implementar políticas e procedimentos e garantir um ambiente de trabalho seguro. São promovidos diversos eventos internos e externos, debates com profissionais qualificados no tema e participação dos departamentos de RH e Marketing. As campanhas de comunicação e conscientização também fazem parte do projeto.  

Acessibilidade 

A campanha de BIA também é acessível para pessoas com deficiência visual e auditiva. Em linha com o propósito do Bradesco de promover a inclusão, desde junho do ano passado todos os filmes publicitários têm versões com tradução em libras e legenda, além de audiodescrição, em uma playlist exclusiva no canal do Bradesco no YouTube. Dessa forma, o banco democratiza o acesso desse público ao conteúdo da marca.   

O filme da campanha pode ser visto aqui:

Parceria com UNESCO 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) lançou em 2019 o estudo ‘I’d Blush If I Could’ (‘Eu ficaria corada, se pudesse) mostrando evidências do assédio sexual sofrido pelas assistentes virtuais, que reflete a violência e o assédio virtual ou real sofridos por mulheres em todo o mundo. Foi baseado neste estudo que a UNESCO no Brasil iniciou a campanha ‘Hey Update My Voice’ (‘Ei, Atualize minha Voz’) e sugeriu às empresas um conjunto de recomendações para atualizarem as respostas de suas assistentes, com o objetivo de combater situações de violência e preconceito e ajudar a educar, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária, com mais respeito e melhoria das condições de vida e trabalho das mulheres. 

Ficha técnica

  • Cliente: Bradesco
  • Agência: Publicis Brasil
  • Produto: Institucional – Inovação
  • Título: Novas Respostas da BIA contra o assédio 
  • Aprovação no Cliente: Márcio Parizotto, Carla Mita e José Maurício Lilla 
  • CEO: Eduardo Lorenzi
  • CCO: Domenico Massareto
  • Diretor Executivo de Criação: Gustavo Victorino 
  • Diretores de Criação: Rico Lins e Juliana Utsch 
  • Diretores de Criação Associados: Bernardo Correa e Rafael Campos 
  • Criação: Luana Grybosi, Douglas Reis, Gabriela Moura, Rafael Barbosa, Mariella Coimbra e Thales Contri 
  • Conteúdo: Claudia Cecília, Aline Botelho, Julia Miranda, Henrique Dantas e Icaro Linconl 
  • Projetos e Tecnologia: Márcio Bueno, Renata Carvalho e Daniela Terng
  • Atendimento: Tatiana Chiari, Marcelo Trivilato, Livia Toledo, Tahnee Riente, Otávio Santos, Daniel Siqueira e Isabella Misko  
  • Planejamento: Gustavo Leite, Rodrigo Magalhães e Giulia Joau 
  • Mídia:  Mauricio Almeida, Fabiana Rodrigues, Ester Ribeiro, Juliana Coralli, Lais Dalcin, Giovanna Passo, Lidia Rodrigues, Alinne Lopes, Raquel Tavernari, Rivagna Valcaci, Leandro Lessa, Tainah Toledo, Italo Brito e Priscila Santos 
  • Head Produção: Renata Sayão
  • RTVC: Renata Schincariol, Giuliano Springhettie Léo Alves
  • Produtora: MAGMA
  • Direção: Thatiane Almeida
  • Produção executiva: Manuel Nogueira 
  • Atendimento: Lili Pulz 
  • Coordenação de produção: Renata Munaretto (Santa API)
  • Direção de fotografia: Pepe Mendes e Milena Seta
  • Assistente de direção: Patrícia Jaeger
  • Diretor de produção: Arabi Mesquita e Guilherme Valiengo
  • Produtora de elenco: Manu Menezes
  • Direção de arte: Poliana Feulo e Nídia Aranha
  • Figurinista: Nai Albuquerque
  • Make: Welida
  • Coordenador de Pós Produção: Time Liquor, Partners in Crime
  • Montagem: Lorrana Souto
  • Finalizadora: Jacqueline Lima
  • Pós produção: Liquor Media
  • Colorista: Diogo Comum
  • Produtora de Som: Supersonica
  • Produtora Musical: Elga Flanger
  • Atendimento: Tatiana Nascimento
  • Produção Executiva: Marilia Franco 
  • Produção Gráfica: Eduardo Bueno e Emerson Russo 
  • Revisão: Céres Vecchione e Ricardo Milesi
Tags: bradescocampanhas

Posts Relacionados

Arno lança campanha que comunica diferenciais e benefícios da nova linha de Liquidificadores Limpa Fácil
Campanhas

Arno lança campanha que comunica diferenciais e benefícios da nova linha de Liquidificadores Limpa Fácil

...

Americanas lança campanha “Relaxa, na Americanas você acha” e jingles com ritmos regionais
Campanhas

Americanas lança campanha “Relaxa, na Americanas você acha” e jingles com ritmos regionais

...

MTV e Comedy Central estreiam campanhas de incentivo à inclusão social e diversidade e contra o racismo

MTV e Comedy Central estreiam campanhas de incentivo à inclusão social e diversidade e contra o racismo

Shopping Praça da Moça lança campanha Corrente Solidária e arrecada doações no drive-thru

Shopping Praça da Moça lança campanha Corrente Solidária e arrecada doações no drive-thru

Original apresenta nova campanha publicitária “Funcionalidades” com foco nos cartões da instituição

Original apresenta nova campanha publicitária “Funcionalidades” com foco nos cartões da instituição

Twitter lança emoji para o mês da Consciência Negra

Campanha humanitária “Tem Gente Com Fome” recebe apoio do Twitter

Na nova campanha de LAY’S® para a UEFA Champions League, consumidores escolhem o próximo sabor e concorrem a milhares de prêmios

Na nova campanha de LAY’S® para a UEFA Champions League, consumidores escolhem o próximo sabor e concorrem a milhares de prêmios

Aniversário Shoptime traz campanha com a casa como protagonista

Aniversário Shoptime traz campanha com a casa como protagonista

Próximo
Microfone Aberto: Band e app Kwai anunciam selecionados para o reality show que escolherá o novo comentarista do “Jogo Aberto”

Microfone Aberto: Band e app Kwai anunciam selecionados para o reality show que escolherá o novo comentarista do "Jogo Aberto"

Siga a gente!

  • 8.5k Fans
  • 4.4k Seguidores
  • 3.9k Assinantes

ABC Trends

  • Murilo Henare, o empreendedor à  frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    Murilo Henare, o empreendedor à frente do negócio que envolve os maiores perfis de entretenimento do Instagram

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • FQM coloca consumidoras reais em comercial de Imecap Hair Max

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Os 5 esportistas mais ricos do mundo

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Ecossistemas e as tendências do B2B em 2021

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Riachuelo promove primeira live commerce de 2021 neste sábado

    0 compartilhamentos
    Compartilhar 0 Tweet 0

Enquetes

Você acredita que o aumento do limite de caracteres do Twitter descaracteriza a rede social?

Eventos

Mês Atual

abril, 2021

Sem eventos

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

DOTCASE
Go! Comunicação
Logic Arts Agência Digital
Novembro4
Solare Interativa

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Publicar Post
  • Carrinho
Nenhum resultado
Visualizar tudo
  • Sugestão de Paula
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Olá!

Informe seus dados para acessar

Esqueceu a Senha?

Cadastre-se

Cadastre para entrar

Todos os campos são obrigatórios Acesso ao Portal

Recuperar sua senha

Informe seu nome de usuário ou e-mail para recuperar a senha

Acesso ao Portal
X