Boticário e Bubbaloo. Herbíssimo e Mentos. Approve e Heinz. O que essas empresas têm em comum? Além do sucesso, a parceria. Essas empresas – e muitas outras ao redor do mundo – apostam nas collabs como tendência de marketing. Assim, unem seus propósitos na criação de novos produtos, atraindo a atenção de diferentes universos e dando maior visibilidade aos seus lançamentos. Trata-se do bom e velho ‘ganha-ganha’, que pode ser aplicado aos mais diversos segmentos da indústria, da moda e da gastronomia.
E isso vale para qualquer tamanho de empreendimento, salientam os especialistas Miriã Plens, CMO do Grupo IRRAH, e João Ricardo, CEO da All Hands Educação, empresa parceira da IRRAH. Com expertise no segmento de moda e varejo, associando a ambos tecnologia para impulsionar pequenos e médios negócios, eles destacam que collabs podem ser feitas também agregando empresas ou nomes reconhecidos da cidade ou região onde o negócio está localizado. O importante, reforçam, é que exista um conector entre marcas, propósitos e consumidores. “O produto passa a ser apenas quase um detalhe entre nossas vontades, mas, apesar de o produto ser bonito e interessante, se não tiver essência, não agrega”, comenta Miriã.