Empresa americana tem operações bloqueadas no País e mesmo assim decidiu investir no clube carioca. Resta saber quer vai tirar melhor proveito da parceria.
A conhecida empresa Telexfree, especializada em serviços de telefônia VOIP, anunciou o patrocínio ao Botafogo de Regatas na noite ontem (8), através de seu perfil oficial no Youtube. O clube carioca ainda não confirmou os detalhes da negociação, mas no vídeo o diretor comercial Ayrton Mandarino e a diretora jurídica Joana Prado aparecem em Miami conversando com os representantes da empresa para fechar o acordo.
Parece uma parceria importante para a empresa, que está com suas contas e operações bloqueadas no País. A companhia foi denunciada pelo Ministério Público do Acre por suspeita de formar pirâmide financeira, prática ilegal no mercado brasileiro. Ainda assim, nada impede a atuação da Telexfree Internacional, que continua de olho no público do Brasil.
A parceria traz um desafio e tanto. Empresas que se posicionam como integrantes do segmento de “marketing multinível”, muitas vezes também são acusadas, devidamente ou indevidamente, de atuarem como pirâmide, sistema que já lesou milhares de pessoas.
Não cabe aqui entrar no mérito dessa questão, que se refere ao tipo de atividade dessas empresas. Entretanto, de uma maneira ou de outra, o que se pode dizer é que essas organizações geralmente investem pouco no marketing convencional e preferem apostar no “boca a boca” para conquistar clientes.
O investimento num clube de massa como o Botafogo pode significar uma mudança de postura, com a intenção clara de mudar a imagem desse mercado. Resta saber como a empresa vai usar o futebol para “limpar a sua barra” e mostrar que o seu negócio é realmente legal e interessante para seus clientes. Já o Botafogo terá um teste de fogo com relação à força de sua imagem e a capacidade de virar o jogo para as marcas que apostam no clube.
Além disso, se o trabalho for bem realizado, e não ficar restrito apenas ao patrocínio de camisa, o acordo realmente pode ser uma sacada e tanto para o glorioso clube carioca, que pretende internacionalizar a sua marca.
Confira o vídeo de apresentação da parceria: