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Bom atendimento é essencial para 94% dos brasileiros: como se tornar referência na área?

Especialista de empresa premiada por excelência no atendimento dá dicas para quem quer avançar no relacionamento com os clientes.

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
24/09/2021
in Pesquisas
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Bom atendimento é essencial para 94% dos brasileiros: como se tornar referência na área?

Maiara Gonçalves, líder de ouvidoria no Asaas | Divulgação

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O bom atendimento é fundamental para 94% dos brasileiros, ganhando de quesitos como garantia (81%) e preço (79%) na hora da escolha de um produto ou serviço. O resultado, apontado por uma pesquisa da plataforma de monitoramento de mercado Hibou, demonstra como é imprescindível para qualquer empresa priorizar a relação com os clientes como um dos pilares do negócio, independente do tamanho ou setor de atuação.

Mas como alcançar um atendimento efetivo? A líder de ouvidoria da fintech Asaas, Maiara Gonçalves Vieira, dá algumas dicas para quem quer avançar no relacionamento com os clientes. Com essas ações, a sua companhia foi premiada como a “Empresa que mais evoluiu” no Prêmio ReclameAQUI 2020 e está novamente concorrendo na categoria de “Soluções Financeiras” em 2021. A empresa também já havia sido certificada em 2019 com o selo RA1000 de excelência no atendimento, figurando ao lado de grandes nomes como Netshoes, Bradesco e Lojas Americanas.

1 – Tenha uma equipe capacitada 

O primeiro passo para alcançar um atendimento efetivo é o investimento na equipe da área. Afinal, são esses profissionais que estarão na linha de frente para a construção de vínculos com os clientes durante toda a sua jornada. Por isso, eles precisam estar bem capacitados, passando por treinamentos frequentes para aprimorar suas técnicas de abordagem e de comunicação.

2 – Incentive o diálogo empático

É fundamental que os colaboradores entendam os clientes da empresa e estejam dispostos a dialogar com empatia e preocupação — os responsáveis pelo atendimento devem se colocar na situação do consumidor e mostrar que o compreendem de forma clara. É com essa escuta ativa que será possível perceber como a empresa pode contribuir para solucionar os problemas apontados; “uma boa conversa no tempo certo é capaz de resolver a maioria deles”, comenta Maiara.

3 – Leve os apontamentos em consideração

Mesmo que a reclamação não tenha uma solução, o companheirismo e a demonstração de que se busca uma melhora também são boas práticas. Na pesquisa da Hibou, 96,7% dos entrevistados apontaram que, para eles, um bom atendimento significa um atendente que ouve o que eles estão falando. Reclamações e sugestões de clientes devem ser o ponto de partida para mudanças em processos. 

4 – Seja omnichannel

A conveniência e a agilidade são outros pontos que devem ser levados em consideração no plano de construção de um bom atendimento. Atualmente, é preciso conseguir atender por diversos canais, de maneira omnichannel, permitindo que o cliente tire sua dúvida ou faça sua reclamação da maneira que lhe for mais conveniente. “Para isso, é importante que a empresa busque uma estratégia conforme o tamanho e as características do seu público e da sua equipe de atendimento. Aqui, no Asaas, a solução foi a criação de um sistema automatizado de integração envolvendo todos os canais de atendimento: chat, ligação, e-mail e WhatsApp”, explica a líder da ouvidoria da fintech.

5 – Envolva toda a empresa

As demandas que chegam dos atendimentos devem ser bem distribuídas de acordo com a urgência e os setores responsáveis. Esse encaminhamento evita que mensagens deixem de ser respondidas e problemas não sejam solucionados, além de possibilitar que cada área da empresa entenda melhor o que pode ser desenvolvido para evitar novas reclamações sobre o mesmo assunto. 

“Acredito que esse é o grande diferencial das empresas que se destacam no atendimento: a mudança de mindset para uma cultura centralizada no cliente, que leva em consideração as necessidades e apontamentos deles em cada decisão, em um trabalho conjunto e sem fim”, enfatiza Maiara.

Tags: Atendimentomarketingpesquisa

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