A terceira segunda-feira de janeiro não é um dia como outro qualquer. Há 17 anos ela é conhecida como “Blue Monday” e tem o peso de ser o dia mais triste do ano, devido ao acúmulo de dívidas pós-Natal, a falta de motivação para iniciar um novo ano, o longo caminho até o recebimento do salário de janeiro e a pressão para se cumprirem as resoluções de Ano Novo.
Essa mistura de fatores seria a responsável pelas pessoas se sentirem particularmente tristes na terceira segunda-feira de janeiro, de acordo com Dr. Cliff Arnall, criador da Blue Monday em 2005. A verdade é que este dia em particular nasceu como uma estratégia de marketing muito bem executada e que tem sido mantida até hoje, no qual as marcas preparam diferentes ações para cativar a atenção dos consumidores. Mas o que faz deste o melhor dia de janeiro para o marketing digital? A another, agência de comunicação estratégica regional independente sugere uma resposta: a identificação. A Blue Monday é um dia com o qual todos podem se identificar, pois apela para uma realidade comum a muitas pessoas.
Então, o que é preciso para que uma campanha de marketing seja bem sucedida na Blue Monday? O principal é que ela é capaz de fazer uma conexão com os sentimentos e experiências dos consumidores. Para Hugo Juárez, Diretor de Conteúdo da another, “as marcas mais inteligentes sempre quebram o paradigma e vão contra a maré: elas fazem com que ‘o dia mais triste’ seja o oposto para seus clientes”. Para isso, recomendamos enviar conteúdos motivadores, divertidos ou positivos, bem como ofertas e recompensas. Não há nada melhor para animá-los (e motivá-los a comprar!) do que uma agradável surpresa“, e dá cinco dicas para aproveitar este dia com uma boa campanha de marketing digital:
Lançar sorteios ou concursos. Por meio de uma landing page você pode comemorar este dia e fazer algum tipo de sorteio por ela ou pelas redes sociais da sua marca. Isso aumentará a sua notoriedade e engajamento, pois uma comunidade feliz é uma comunidade leal.
Ter uma presença nas redes sociais. Aproveite este dia para participar da conversa que é gerada em plataformas como Twitter, Instagram ou tirar proveito do poder do TikTok. Procure criar conteúdo de valor, no qual as pessoas estejam interessadas e junte-se às hashtags e trends do dia para dar visibilidade à sua marca. É importante adaptar-se ao meio e ao público que você quer atingir.
Oferecer frete grátis. Sim, sabemos que a segunda-feira será um dia triste, mas com esta dica seus clientes receberão os produtos no conforto de sua casa sem ter que pagar, o que lhes colocará um sorriso no rosto. Seja por um valor mínimo ou por todas as compras, sem dúvida, oferecer frete gratuito na Blue Monday é uma grande ideia que beneficiará seu negócio e impulsionará a presença de sua marca.
Descontos, descontos, descontos. Que melhor maneira de superar o dia mais triste do ano se não com uma pechincha. Todos ficam felizes por, após o período de Natal e no início de janeiro haver descontos em suas lojas favoritas. Aproveite este dia para lançar uma oferta especial ou um código promocional que te permitirá aumentar as vendas.
Construir uma campanha de marketing de conteúdo motivacional e divertida. A estratégia para criar conteúdo pode começar alguns dias antes e bombardear seus clientes com muitas informações pelas redes sociais, blogs e sites sobre a data. A dica aqui é tornar o conteúdo divertido e positivo para contrastar com a tristeza da segunda-feira e ajudar o dia a ser mais “suportável”.
O marketing digital é um mercado que permite jogar e explorar novas estratégias todos os dias. Estar atento aos feriados e datas especiais do ano é uma grande oportunidade para se conectar com os consumidores e gerar aquele senso de comunidade que toda marca busca.