ABC da Comunicação
entrar
cadastre-se grátis
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
No Result
View All Result
ABC da Comunicação
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Materiais Ricos
  • Eventos Digitais
  • ABC Shop
  • Contato
entrar
cadastre-se grátis
ABC da Comunicação
Home Comunicação Campanhas

Black Madre e África dão vida à campanha de Corona com um trabalho artesanal excepcional para auxiliar os pescadores durante o defeso

Estúdio de artes visuais brasileiro cria peças de madeira 100% esculpidas à mão para key visuals, animação e um livro pop-up para iniciativa de apoio a comunidades costeiras

Redação ABCCOM by Redação ABCCOM
23/04/2025
in Campanhas
0 0
Black Madre e África dão vida à campanha de Corona com um trabalho artesanal excepcional para auxiliar os pescadores durante o defeso
Compartilhe no FacebookCompartilhe no LinkedinCompartilhe no WhatsApp

O estúdio de artes visuais Black Madre e a agência de publicidade Africa Creative revelaram sua mais recente obra-prima, uma campanha artesanal de tirar o fôlego para a iniciativa “Fisherman Storytellers” da Corona.

A campanha da agência brasileira Africa Creative transforma as estórias das comunidades pesqueiras tradicionais em arte tangível, por meio de uma mistura meticulosa de cenas esculpidas em madeira, técnicas de narrativa em camadas nos key visuals e mix de técnicas para animação.

A campanha “Pescadores Contadores de Histórias” concentra-se em um desafio econômico crítico enfrentado pelas comunidades de pescadores, que se passa durante períodos anuais de proibição da pesca no Brasil, chamado defeso , quando a principal fonte de renda dos pescadores é suspensa. A campanha incentiva meios de subsistência alternativos, transformando os pescadores em guias turísticos que compartilham seu rico patrimônio cultural de lendas e contos com os turistas.

A contribuição da Black Madre para o projeto é talvez o trabalho artesanal mais ambicioso da história do estúdio. A equipe criou uma série de quatro key visuals marcantes em madeira feitos à mão , uma animação de 60 segundos e projetou e criou um livro pop-up especial que dá vida a cinco lendas tradicionais de pescadores.

“Esse projeto nasceu de um profundo processo de desenvolvimento criativo, mergulhando na estética caiçara e explorando como combinar essa linguagem visual com a narrativa da maneira mais poderosa”, disse André Maciel, diretor de criação da Black Madre. “É por isso que usamos madeira e essas texturas desgastadas pelo tempo – tudo foi guiado por esse caminho.”

Uma abordagem totalmente artesanal

A identidade visual diferenciada da campanha surgiu da extensa exploração que a Black Madre fez das culturas caiçara e pesqueira. O barco, como mediador essencial entre o pescador e o mar, é a metáfora central da campanha.

“Todo o processo foi feito com madeira”, disse Maciel. “Cada objeto, camada e elemento da cena – tudo foi feito de madeira. Alguns elementos foram esculpidos à mão, como o peixe, a ilha, a mão e os tentáculos do polvo. Tudo foi esculpido com goivas, um cinzel curvo usado em trabalhos com madeira. Começamos com madeira bruta, e eu a esculpi pessoalmente, os personagens e elementos. Foi um processo verdadeiramente artesanal – o projeto mais manual que já fizemos no estúdio.”

Narrativa visual sofisticada

Cada visual principal conta uma lenda específica das comunidades pesqueiras, incluindo A ilha rachada, O menor peixe e O pescador dos pescadores.

Essas narrativas foram cuidadosamente construídas por meio de elementos de madeira em camadas para criar profundidade e dimensionalidade. A estética visual alinha-se deliberadamente com a identidade da marca Corona, usando tons azuis e esbranquiçados, permitindo que a tonalidade dourada natural da madeira bruta simbolize a cor característica da Corona.

“Para dar vida a essas histórias visualmente, criamos uma estrutura de narrativa em cada arte principal”, disse Maciel. “Há um em que uma mão grande está tentando pegar o menor peixe do mundo, com o peixe minúsculo logo abaixo da superfície da água. Tudo tem movimento; tudo conta uma história.”

A ambiciosa animação de 60 segundos que compõe parte do filme da campanha “A Ilha Rachada” integra essa estética artesanal em uma narrativa fluida sobre o encontro de um pescador com uma grande ilha que acaba se dividindo em duas partes , ensinando uma lição sobre pegar apenas o que você precisa.

Inovação em técnicas de produção

A abordagem da Black Madre foi além das técnicas convencionais. Em vez de criar peças esculpidas individuais, a equipe desenvolveu várias camadas de madeira esculpida que foram sobrepostas para criar composições tridimensionais com efeitos de iluminação sofisticados.

“Devido a essas camadas, conseguimos moldar a iluminação: luz de fundo, luz frontal e assim por diante”, disse Maciel. “Essas camadas foram essenciais para compor a configuração final da iluminação para as fotografias. A iluminação é uma parte crucial do trabalho porque ajuda a definir e aprimorar as esculturas.”

A estética resultante surgiu organicamente por meio de experimentos com materiais e técnicas, consolidando ainda mais a reputação da Black Madre como um estúdio onde arte, artesanato e publicidade convergem.

O design do livro amplia a experiência sensorial

A campanha vai além dos elementos visuais e incluirá um livro especial feito à mão, projetado para imergir os leitores no mundo da pesca. O livro, que está sendo desenvolvido atualmente, incorpora materiais autênticos da vida marítima, incluindo lona de velas de barcos, texturas de redes de pesca e madeira de bambu semelhante à usada em remos.

Projetado para se assemelhar fisicamente a um barco, o livro levará os leitores a uma jornada por cinco lendas tradicionais, com elementos pop-up que trazem as histórias em três dimensões. Essa experiência tátil reforça a conexão da campanha com o mundo autêntico dos pescadores contadores de histórias.

Tags: black madrecampanhas

Related Posts

Zoetis celebra legado na pecuária brasileira em nova campanha de Terramicina®
Campanhas

Zoetis celebra legado na pecuária brasileira em nova campanha de Terramicina®

...

WeWork lança campanha “Made at WeWork” no Brasil, celebrando o sucesso de pequenas e médias empresas
Campanhas

WeWork lança campanha “Made at WeWork” no Brasil, celebrando o sucesso de pequenas e médias empresas

...

CAIXA lança nova campanha de crédito com assinatura da Agência Calia

CAIXA lança nova campanha de crédito com assinatura da Agência Calia

Campanha de Place Branding valoriza a experiência de viver na Zona Sul de Uberlândia (MG)

Campanha de Place Branding valoriza a experiência de viver na Zona Sul de Uberlândia (MG)

iFood transforma ligação para mãe em cupons desconto na madrugada

iFood transforma ligação para mãe em cupons desconto na madrugada

Cidade Jardim celebra o Dia das Mães com série digital estrelada por clientes e frequentadoras célebres do shopping paulistano

Cidade Jardim celebra o Dia das Mães com série digital estrelada por clientes e frequentadoras célebres do shopping paulistano

Vivo celebra o Dia das Mães com filme que conecta maternidade e natureza

Vivo celebra o Dia das Mães com filme que conecta maternidade e natureza

AudioNova lança campanha especial de Dia das Mães com promoção em dobro para aparelhos auditivos

AudioNova lança campanha especial de Dia das Mães com promoção em dobro para aparelhos auditivos

Next Post
Dorflex MAX mostra que conhece as dores dos gamers brasileiros e se junta à paiN Gaming para maximizar cadeiras improvisadas

Dorflex MAX mostra que conhece as dores dos gamers brasileiros e se junta à paiN Gaming para maximizar cadeiras improvisadas

Siga a gente!

  • 4 Fans
  • 4.4k Followers
  • 8.2k Subscribers

ABC Trends

Plugin Install : Popular Post Widget need JNews - View Counter to be installed

Enquetes

Qual rede social você mais utiliza no seu dia a dia?

Eventos

Mês Atual

maio, 2025

APAS Show Expo Center Norte Rua José Bernardo Pinto, 333

seg12mai(mai 12)12:00qui15(mai 15)20:00APAS Show12:00 - 20:00 (15) Expo Center Norte

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS

Detalhes do Evento

Reconhecido como o maior evento de alimentos e bebidas das Américas e o maior festival supermercadista do mundo, O FESTIVAL APAS SHOW 2025 é um festival para abrir a mente e fechar negócios. Durante os quatro dias de evento, você encontra tudo o que há de mais relevante para o setor: alimentos, bebidas, tecnologia, inovação, logística, finanças, infraestrutura, equipamentos e muito mais.

Mais do que um evento, é um ambiente completo que conecta as empresas maiores da cadeia produtiva, nacional e internacional, permitindo ampliar o networking, explorar novidades e lançamentos, fechar parcerias estratégicas e compartilhar conhecimento. No Congresso, com o tema “Update-se: Um novo líder para um novo varejo”, você terá acesso às principais tendências e inovações que estão moldando o mercado.

Participe e transforme sua visão sobre o varejo no maior festival do setor!

Horário

12 (Segunda-feira) 12:00 - 15 (Quinta-feira) 20:00

Localização

Expo Center Norte

Rua José Bernardo Pinto, 333

Organizador

APASAssociação Paulista de Supermercados[email protected]

Saiba mais

Adicionar ao seu calendárioAdicionar ao Google Agenda

Parceiros Estratégicos

Agências Mantenedoras

Logic Arts Agência Digital

Empresas Mantenedoras

Uniellas

Media Partners

Nome da empresa

Apoio Institucional

Apoio Educacional

ABC da Comunicação Ltda
CNPJ 22.015.847/0001-82
Av Antártico, 229 - São Bernardo do Campo - SP - 09726-150
  • Início
  • Sobre
  • Materiais Ricos
  • ABC Marketplace
  • ABC Shop
  • Filie-se
  • Política de Cookies
  • Contato

Desenvolvimento e Criação:

  • Login
  • Cart
No Result
View All Result
  • Sugestão de Pauta
  • Cadastre-se Grátis
  • Notícias
    • Agências
    • Colunistas
    • Comunicação
    • Digital
    • Eventos ABC
    • Inovação
    • Jogada do Marketing
    • Live Marketing
    • Mantenedores
    • Marketing
    • Mercado
    • Mídia
    • Publicidade
    • Profissionais
    • Vagas
  • Eventos Digitais
  • Materiais Ricos
  • Sobre
  • ABC Marketplace
  • Filie-se
  • Eventos
  • ABC Shop
  • Contato

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
X